Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Relatório de Itaipu na final de prêmio
Tamanho da letra
26/03/2010

O relatório de sustentabilidade ambiental de Itaipu foi classificado para a segunda fase do Prêmio“A Escolha dos Leitores”, da GRI (sigla para Global Reporting Initiative, uma organização não-governamental, que divulga diretriz para produção de relatórios). Agora, o RSA de Itaipu depende do voto de internautas para estar entre os primeiros. E conta com o seu clique.

 


O relatório de 2009 refere-se ao ano de 2008. Na capa,
a foto da roda da turbina de Alexandre Marchetti.

  

“Uma eventual vitória premiaria a mobilização dos empregados e empregadas da Itaipu que, desde 2004, participam do processo de elaboração dos relatórios”, afirmou a coordenadora de Responsabilidade Social de Itaipu, Heloisa Covolan. Ela acredita que a indicação para a segunda fase do Prêmio já é uma vitória, mas Itaipu pode ir ainda mais longe. “Gostaríamos muito que os colegas votassem. É fácil, rápido e ajudará a divulgar mundialmente a Itaipu, da qual tanto nos orgulhamos, como empresa líder em sustentabilidade”.

 

O prêmio é divido em seis categorias – engajamento, sociedade civil, cadeia de valor, investidor, relatório mais eficaz e vencedor geral. Para se enquadrar em uma categoria, o relatório da empresa deve ter um grande número de votos de um determinado público. Por exemplo, se o número de votos for o mesmo dos empregados da empresa, o relatório se encaixa no Prêmio Engajamento; se for a sociedade civil, instituições públicas, se enquadra em Prêmio Sociedade Civil, e assim por diante. A maior soma de pontuação será o Vencedor Geral.

 

Concorrem na edição 2010 do Prêmio 105 organizações ou empresas de 13 países, sendo 41 brasileiras, entre elas, Itaipu e Eletrobrás. A votação desta segunda e última fase pode ser feita até o dia 8 de abril, no site da GRI (veja aqui). O resultado será divulgado durante a Conferência Global de Amsterdã sobre Sustentabilidade e Transparência, entre 26 e 28 de maio de 2010.

 

O Relatório de Itaipu

 

Segundo Heloísa, a elaboração do relatório se baseia nas premissas do GRI e engloba as ações de responsabilidade socioambiental de toda a empresa. “Além disso”, diz, “a elaboração mobiliza diretamente cerca de 60 pessoas da Equipe Pré-Relatora, mas esse número cresce para mais de 100 quando essas pessoas saem à busca das respostas aos indicadores”.

 

Para a coordenadora de RSA, o relatório proporciona um processo educativo sobre sustentabilidade, enquanto ele está sendo feito. Mas também serve para verificar quais áreas contribuem para a sustentabilidade da empresa e quais as lacunas que ainda devem ser preenchidas. “O relatório é importante porque a empresa demonstra que atua com transparência e presta contas à sociedade em geral de suas atividades”, conclui.