Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Região da fronteira trinacional será polo do software livre
Tamanho da letra
20/10/2011

Nos próximos seis meses, profissionais de informática da região da tríplice fronteira serão treinados para se tornarem desenvolvedores de softwares livres . O anúncio foi feito pela superintendente de Informática (SI.GG), Marli Portela, na cerimônia de abertura daLatinoware , na tarde de quarta-feira (19).
    
O Núcleo de Desenvolvimento de Software Livre, que será formado a partir deste treinamento, é um órgão inédito em todo o mundo. "Normalmente os desenvolvedores de software livre trabalham de forma descentralizada ou são pagos por empresas", afirmou o alemão David Emmerich Jourdain, fundador da The Document Fundation e um dos colaboradores do núcleo. "Não conheço um núcleo voltado para esta função".
    
Com sede no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o órgão será coordenado por profissionais do PTI, da Itaipu e da Associação Libre de Tecnologia Abertas (Alta).

Libre Office
   
O primeiro trabalho dos desenvolvedores de software será dissecar o Libre Office, um pacote de programas para escritório que reúne editores de texto, planilhas de cálculos e apresentação de slides, entre outros. Com o código aberto nas mãos, os profissionais vão criar novas funcionalidades que poderão ser colocadas nas próximas versões do Libre Office.
   
"Tudo o que for desenvolvido aqui vai ser enviado para o conselho da The Document Fundation, que coordena o Libre Office", explica David. "Estas novas funções poderão entrar no programa e ser disseminados para todo o planeta".
   
O Libre Office foi criado por desenvolvedores descontentes do antigo Open Office, que, embora tivesse o código aberto, mantinha algumas funcionalidades fechadas. Atualmente, é o maior pacote de programas de escritório que usa software livre, com tradução para mais de 40 idiomas.