Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Refúgio Biológico comemora com a comunidade
Tamanho da letra
08/07/2009

A relação histórica com a comunidade lindeira ao Lago de Itaipu marcou o aniversário de 25 anos do Refúgio Biológico Bela Vista, neste sábado (4). Com 25 anos completados há uma semana (17 de junho), o refúgio teve festa de aniversário no meio da semana para autoridades e funcionários. No sábado foi a vez da comunidade. Na programação do evento, apresentação de peças teatrais e de filmes, distribuição de bolos, palestra sobre educação ambiental e passeios por trilhas ecológicas.

        


Refúgio comemorou com a comunidade os seus 25 anos
As atividades foram acompanhadas por moradores de bairros vizinhos, em especial da Vila C, e por grupos de estudantes. “Nossa proposta foi mostrar a relação histórica entre o refúgio e a vizinhança desde a sua criação”, disse a educadora ambiental Hildete Aparecida de Sousa, de Itaipu. “Buscamos ainda destacar o carinho que esses moradores devem ter com a unidade, pois é um privilégio morar perto de uma área de preservação”. 

 

Teatro educativo

   
Na parte da manhã, a comunidade visitante assistiu a um filme com duração de oito minutos sobre a história do Refúgio Biológico. O documentário foi feito especialmente para as comemorações do aniversário e será exibido aos visitantes no Centro de Recepção do refúgio.
    
Em seguida, foi exibida a peça de teatro “As Histórias do Bela Vista”, espetáculo criado pela associação Educare para celebrar o aniversário do espaço de conservação ambiental. A peça falou de educação e meio ambiente, citando a unidade como exemplo de preservação da natureza, da fauna e da flora da região.  

 


Crianças participaram de diversas atividades durante as comemorações
“O teatro apresenta, de maneira lúdica e interativa às crianças e aos visitantes, a importância do refúgio para a preservação da natureza e a necessidade de valorizarmos sua história e seu enredo em nossa região”, afirmou Cláudia Ribeiro, autora da peça e integrante da equipe Educare. “Isso, sem falarmos do aspecto da educação ambiental”, concluiu.    

        

Depois da peça, os visitantes conheceram uma exposição e varal de mensagens sobre a história e a fauna e flora preservadas no Refúgio Biológico. A festa de aniversário e as atividades atraíram moradores da vizinhança. Como o consultor de vendas Paulo dos Santos, morador da Vila C Velha, que aproveitou a oportunidade para finalmente conhecer a unidade e levar o filho Mattheus, de 8 anos, pela primeira vez ao local.
    

“Soube da programação especial e resolvi prestigiar este espaço importante para nossa conscientização ambiental”, declarou o consultor. E concluiu: “Sempre tive interesse e curiosidade, mas nunca tive a oportunidade de visitar o local, apesar de morar tão perto”.
   
Laboratório 

     
O Refúgio Biológico Bela Vista serve de laboratório ambiental para vários estudos e iniciativas ligadas ao Programa Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu Binacional na Bacia do Paraná 3. Na área, são desenvolvidos projetos como o de plantas medicinais, piscicultura, produção de mudas para recuperar áreas florestais e agricultura orgânica, entre outros. 
        
“Trabalhamos a questão do turismo ambiental e educativo com os visitantes apresentando esses projetos neste verdadeiro laboratório ambiental da biodiversidade de nossa região”, salientou a educadora ambiental Hildete de Sousa.