Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Rede privativa 5G do PTI em parceria com a Itaipu recebe prêmio da ABDI e Anatel
Tamanho da letra
04/09/2023
Willbur Souza, do PTI, recebe o prêmio. Fotos: Lula Lopes/ABDI
 
Com menos de um mês desde a instalação, a rede privativa 5G do Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com a Itaipu Binacional, recebeu, na última sexta-feira (1º), o Prêmio ABDI-Anatel de Redes Privativas, na categoria “Pesquisa e desenvolvimento em 5G”. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília (DF). 
 
Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da premiação é avaliar os casos de usos do espectro para redes privativas, estimular esse modelo de investimento e dar ampla divulgação aos resultados alcançados com a implementação dessas soluções. 
 
Fruto de um convênio entre o Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional, em parceria com a Nokia e com a ABDI, a rede privativa 5G no PTI, em Foz do Iguaçu (PR), vai oferecer infraestrutura de telecomunicações para o desenvolvimento de aplicações, produtos e dispositivos em geral para soluções de alto impacto na indústria 4.0. 
 
Prêmio foi entregue em Brasília (DF), na sexta-feira (01).
 
O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, destacou que a rede tem como principal objetivo servir como experimento para as soluções tecnológicas desenvolvidas para a indústria. "O que a gente quer é que as pessoas possam conhecer nosso projeto e venham testar, experimentar e fazer parcerias conosco, porque a ideia é que seja uma rede laboratorial" afirmou.  
 
Segundo a analista de inteligência de mercado no PTI, Loise Schwarzbach, o investimento na infraestrutura 5G é uma oportunidade que, além de possibilitar uma rede adequada e segura, permitindo conectar um número muito maior de dispositivos simultaneamente, vai também abranger laboratórios avançados de prototipação presentes no PTI. 
 
O gerente do Centro de Tecnologias Aplicadas do PTI, Willbur Souza, assegura que o prêmio enaltece a estratégia da rede privativa voltada para ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo inovação aberta, casos de uso e capacitações. “A rede permite o desenvolvimento de aplicações em 5G. Com ela, temos tudo para contribuir para o desenvolvimento nacional da tecnologia”, pontuou. 
 
Saiba mais sobre o primeiro laboratório com rede 5G privativa do Brasil: https://www.pti.org.br/pti-e-itaipu-binacional-lancam-primeiro-laboratorio-com-rede-5g-privativa-do-brasil/.