Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Rede de Educação Ambiental distribui cartilha ecológica para escolas
Tamanho da letra
27/02/2007

Cerca de 50 mil alunos da 1ª à 4ª série de 318 escolas públicas da Bacia do Paraná III receberam a nova edição da Cartilha Mundo Orgânico. O material didático aborda os temas educação ambiental, agroecologia, plantas medicinais e coleta seletiva e é um dos instrumentos do Programa Cultivando Água Boa. A distribuição foi feita pela Rede de Educação Ambiental - Linha Ecológica, parceria entre a Itaipu e o Conselho dos Municípios Lindeiros.

 

Ontem, terça-feira (27) o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich, e o coordenador da Rede de Educação Ambiental – Linha Ecológica, Mauri José Schneider, fizeram a entrega simbólica da Cartilha Mundo Orgânico para a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Bernardete Sidor. Alunos da Escola Municipal Najla Barakat.

 

Somente para as escolas do município foram distribuídas cerca de 12 mil cartilhas. Segundo a secretária de Educação, a cartilha reforça conteúdos que são trabalhados em sala de aula e ajuda a despertar nas crianças a consciência de se preservar e conservar o meio ambiente.

 

Conscientização

 

Desde 2004, escolas públicas da Bacia do Paraná III utilizam a Cartilha Mundo Orgânico em sala de aula. Além do material, um professor de cada escola foi capacitado para repassar a metodologia e o conteúdo para os demais professores.

 

Segundo Nelton Friedrich, a cartilha, assim como todo o trabalho realizado com as escolas, é uma forma eficaz de conscientizar as crianças sobre a necessidade de adquirir hábitos saudáveis de vida e de relação com o meio ambiente.

 

Numa linguagem própria para crianças, a cartilha traz diversas informações sobre agricultura orgânica, como dicas para fazer uma horta, processos de reciclagem e receitas para uma alimentação saudável. A cartilha também traz jogos educativos e passatempo.