Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Reconduzido ao cargo, Samek homenageia os veteranos
Tamanho da letra
17/05/2012

Na festa para os 178 empregados da Itaipu que completam 25, 30 ou 35 anos de empresa, nesta quinta-feira (17), o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek, esbanjou elogios e otimismo. Samek, reconduzido pela presidenta Dilma Roussef para um novo mandato à frente da binacional, diz que agora poderá realizar seu sonho de ver concluída a sede da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e construído o linhão de 500 kV – que significará “a redenção do Paraguai”.

A solenidade, na data que coincide com o 38º aniversário de Itaipu, foi no Mirante do Parque da Piracema. Ali, eles ouviram de Samek que “Itaipu é grande graças à competência de seus empregados, de gente como vocês, que hoje já fazem parte da nossa história”.

É graças a seu pessoal, afirmou Samek, que Itaipu é reconhecida tanto pela energia que gera quanto pelos programas que desenvolve, a exemplo do Cultivando Água Boa, “uma das melhores experiências do mundo, replicada em várias regiões do Brasil e em outros países”.

Samek disse estar otimista em relação ao futuro do Paraguai, que com o linhão de 500 kV alcançará sua “autonomia energética” e entrará num surto de desenvolvimento sem precedentes. Em relação ao Oeste do Paraná, afirmou que seu maior sonho é “ver resolvida a questão do saneamento básico de nossa região, condição essencial para melhorar a vida da população”.

Segundo Samek, depois de “cumprir rigorosamente o Tratado de Itaipu, com a conclusão de suas 20 unidades geradoras”, a empresa agora pode dedicar esforços ao desenvolvimento tecnológico tanto do Paraguai quanto do Paraná, em especial da região Oeste, com ações que sempre serão pautadas por aspectos sociais e ambientais.

Samek destacou que o governo federal vem tratando com muito carinho a região de Foz do Iguaçu. “Nunca antes havíamos recebido tantos investimentos”, afirmou, citando que só a construção da sede da Unila representa R$ 400 milhões. “É o maior investimento no ensino superior feito no Brasil”, disse.

Em breve, garantiu, começará a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, uma antiga reivindicação dos moradores da fronteira e que vai possibilitar um incremento no intercâmbio comercial entre os dois países.

Ele disse também acreditar no apoio do governo federal ao Projeto Beira Foz, que prevê a urbanização das áreas próximas aos rios Paraná e Iguaçu. O projeto, com apoio de Itaipu, prevê a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade na integração dessas áreas de beira-rio à paisagem urbana da cidade, melhorando as condições de segurança da fronteira e beneficiando o turismo e o desenvolvimento econômico e social.

Jantar

Além do evento desta quinta-feira, haverá ainda uma homenagem, nesta sexta-feira (18), a todos os empregados que completaram 25 anos de empresa e a um grupo de 85 aposentados que deixaram Itaipu recentemente. Será um jantar, no Hotel Golden Tulip, em Foz do Iguaçu. No total, são 263 pessoas que receberão, de acordo com o tempo de casa, lembranças e certificados.