Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Quenianos dominam Maratona Internacional de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
01/10/2012

Os quenianos dominaram a 6ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada neste domingo (1º), com circuito de 42.195 quilômetros entre a usina de Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A prova, que conta pontos para o Ranking Caixa da Confederação Brasileira de Atletismo (Caixa/CBAt), foi organizada pelo Sesc-PR, com o apoio da Itaipu Binacional, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PNI e da Prefeitura de Foz.

Na categoria masculina, o queniano David Kiprono Metto cruzou a linha de chegada em primeiro, com o tempo de 2h20min07s. O brasileiro João Marcos Fonseca, o João Gari, de Minas Gerais, ficou em segundo, com o tempo de 2h20min45s, seguido de Willian Salgado Gomes, com 2h21min41s.

Entre as mulheres, a queniana Ednah Mukhwana repetiu o desempenho do ano passado, venceu pela segunda vez, e ainda quebrou o próprio recorde, com o tempo de 2h43min34s. Ednah foi 4min15s mais rápida que no ano passado, quando havia estabelecido a melhor marca de todas as edições da corrida.

A paraguaia Carmen Patricia Martinez Aguiler ficou em segundo na categoria feminina, com o tempo de 2h51min20s, seguida da brasileira Elizabeth Esteves de Souza, com 2h52min41s. Na categoria cadeirante, Jaciel Antonio Paulino foi o mais rápido, com o tempo de 2h22s43s.

De acordo com o Sesc, a Maratona de Foz teve um total de 570 atletas inscritos, de sete países. Outros 1.071 corredores participaram da prova de revezamento em duplas (novidade deste ano) e da corrida de 11,5 quilômetros dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Do total, 61 empregados de Itaipu estavam inscritos.

Percurso

A largada da maratona ocorreu no Mirante do Vertedouro da Itaipu. Dentro da usina, os atletas percorreram 5,5 quilômetros, do total de 42,195 quilômetros da prova. Até o ano passado, a largada era no Mirante Central e o trecho dentro da usina era um pouco menor – de 3 quilômetros.

Durante todo o percurso, os corredores foram acompanhados de dois veículos elétricos de Itaipu, os carros-madrinha da maratona. O padrinho da prova foi o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.