Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Quarta edição consolida Festival do Turismo
Tamanho da letra
22/06/2009

Com muita participação internacional e de autoridades do setor turístico brasileiro, evento se destacou pelo alto nível técnico

 

Com mais de 2.600 inscritos - quase dois mil brasileiros e os demais estrangeiros -, a quarta edição do Festival do Turismo das Cataratas inclui o evento entre os mais importantes do setor turístico nacional. Incluindo o público em geral, mais de 4 mil pessoas passaram pelos 200 estandes instalados no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O festival foi encerrado na sexta-feira à noite, com um show da banda curitibana “Metralhas”, cover dos Beatles, no Hotel Mercure Internacional.

 


Gilmar Piolla recebeu troféu em reconhecimento ao apoio de Itaipu ao turismo da região
De acordo com o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, o festival está consolidado. "É óbvio que ainda temos muitos ajustes a fazer. A gente só aprende com os erros. Mas, na próxima edição, pretendemos ampliar a participação das caravanas dos agentes de viagens para um raio de até 1.500 quilômetros do Destino Iguaçu. As estatísticas comprovam que é esse público que está mantendo a visitação ao Destino Iguaçu em alta, mesmo após o impacto da crise financeira internacional", afirmou.

   

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Angeli, os principais destaques foram o alto nível técnico das palestras do Fórum Internacional do Turismo, realizadas por especialistas de renome internacional, além da presença maciça de autoridades do turismo nacional e a vinda de comitivas de destinos turísticos de várias regiões do país e do Mercosul. “A comissão organizadora está muito satisfeita e animada com a perspectiva de crescimento para o próximo ano”, afirma. “Estamos negociando, inclusive, a realização em paralelo com outros eventos do setor turístico, para reforçar ainda mais as ações em prol do turismo na região trinacional”.

 

Responsável pela programação técnica do evento e pela IV Mostra Trilha Jovem, o Instituto Polo Iguassu também comemorou os resultados do Festival. Segundo o presidente da instituição, Faisal Saleh, a principal preocupação com o desenvolvimento do turismo em Foz e região diz respeito à capacitação. Por isso, o Polo trouxe 12 dos maiores palestrantes do setor turístico nacional para falar de temas como a questão ambiental no turismo, turismo de aventura, marketing do turismo e turismo de fronteira, entre outros. “As palestras foram seguidas de reuniões com técnicos locais, que já estão trabalhando em propostas para a região”, comenta Saleh. “Houve uma preocupação em trazer esses temas para a prática e em breve veremos resultados concretos”.

 

Capacitação

 


Mais de 4 mil  pessoas visitaram os estandes durante o festival
Uma das estratégias para a melhoria de produtos e serviços do setor turístico que o Polo Iguassu já coloca em prática é na parceria com a Escola Brasileira de Marketing e Vendas, a Universidade da Empresa (do Uruguai) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) para a criação de dois cursos: Marketing de Hospitalidade e Marketing de Varejo e Vendas.

 

Segundo o professor Marcos Cobra, autor de livros sobre marketing do turismo e um dos responsáveis pela iniciativa, esses projetos têm como objetivo preparar Foz do Iguaçu para receber a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). “A ideia é transformar Foz, além de polo turístico, em um polo educacional. Para isso, é importante trabalhar com a comunidade para que ela saiba receber bem tanto o turista como o novo residente, que vem para trabalhar ou estudar”, diz Cobra, que na sexta-feira autografou livros de sua autoria no estande do Instituto Polo Iguassu.