Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Público poderá assistir à chegada da Meia Maratona de graça
Tamanho da letra
12/09/2014

A 8ª Meia Maratona das Cataratas preparou uma estrutura especial para receber os torcedores neste domingo (14), às 9h. Uma arena foi montada no Centro de Visitantes do Parque Nacional Iguaçu (PNI) para integrar corredores, torcedores, turistas e comunidade. O público poderá acompanhar inteiramente de graça a chegada, um momento sempre de grande emoção para atletas profissionais e amadores. O evento tem o patrocínio da Itaipu.
 
As arquibancadas foram colocadas em frente ao portão de entrada do parque para o público acompanhar os metros finais. Parentes, amigos e fãs do esporte também poderão assistir de pertinho à premiação.
 
Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a prova, que tem praticamente todo o trajeto realizado dentro do PNI, é motivo de orgulho. “A corrida acontece num Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, simbolizando o encontro perfeito entre esporte e natureza”, afirma.
 
A largada é realizada dentro do parque, ladeada pela Mata Atlântica. Os corredores seguem até as Cataratas e retornam em direção à entrada.
   
Estacionamento

O estacionamento do Centro de Visitantes também será gratuito para quem for assistir à prova. Em virtude da corrida, o Parque Nacional do Iguaçu irá abrir para visitação turística das 11h às 17h. Durante parte da manhã, o atrativo ficará aberto, exclusivamente, para a realização do evento.
 
Recorde

A Meia Maratona das Cataratas chega à oitava edição com mais uma conquista impressionante: um recorde de inscrições, com cerca de três mil corredores, atingindo o limite de vagas para este ano. A marca confirma a corrida entre as maiores do calendário nacional de atletismo.
 
A evolução do evento fica ainda mais evidente se observado o seu histórico. Quando começou, em 2007, recebeu 514 corredores. Depois veio a crescer ano a ano, até atingir 2.728 inscritos no passado. Ou seja, a prova cresceu quase 500% desde a sua primeira edição, oito anos atrás.
 
Segundo o chefe do PNI, Jorge Pegoraro, a Meia é uma das maiores provas “limpas” do Brasil em número de participantes. O termo diz respeito à corrida exclusivamente de uma modalidade, no caso os 21 quilômetros. “Dentro do evento não temos corridas com trajeto menor ou caminhada”, explicou.
 
Realização

A corrida é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), com promoção da RPCTV – TV Globo e patrocínio da Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, além de apoio da Powerade, Mabu Hotéis & Resort, Fila, Fundo Iguaçu e Duty Free.