Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
PTI recebe moção de aplauso da Câmara de Vereadores
Tamanho da letra
09/10/2013

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu entregou na manhã desta quarta-feira (9), no Cineteatro dos Barrageiros, uma moção de aplauso em homenagem aos 10 anos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A honraria, proposta pelo vereador Nilton Bobato, foi entregue pelo presidente do Legislativo municipal, José Carlos Neves da Silva, ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Também participaram da cerimônia o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e a vice-prefeita, Ivone Barofaldi; o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o reitor da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho; o diretor jurídico de Itaipu, Cezar Eduardo Ziliotto; vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.

Nilton Bobato justificou a homenagem dizendo que o PTI ajudou a transformar a cidade em polo da educação e do conhecimento. “Uma das atribuições da Câmara é reconhecer boas ações e bons projetos. E poucas vezes a Câmara fez uma homenagem tão necessária como essa ao PTI”, afirmou.

Segundo Bobato, “desde 2003 Itaipu passou a cumprir novas funções sociais [além da produção de energia] e talvez o alicerce desse processo seja a implantação do PTI”.

Como surgiu

Jorge Samek relatou que a proposta para a criação do PTI foi apresentada pelo próprio Sotuyo e pelo atual e o ex-superintendente de Engenharia de Itaipu, respectivamente, Jorge Habib Hanna El Khouri e Ricardo Pamplona – ambos também presentes na cerimônia.

Segundo Samek, o trio defendeu que o conhecimento acumulado com a construção da maior geradora de energia elétrica do mundo deveria ser compartilhado com as gerações futuras.  “Eu tenho dito que o mais nobre sentimento da pessoa é o da gratidão. E eu quero aqui ser grato a quem fez as coisas acontecerem”, afirmou.

O diretor de Itaipu lembrou ainda que a carta de intenção para a criação do PTI foi assinada em 23 de maio de 2003 pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff – hoje presidente da República.

De acordo com Samek, o rápido desenvolvimento do PTI como polo gerador de conhecimento e de novos projetos superou todas as expectativas, culminando com a criação da Unila. “Hoje temos aqui [em Foz] o maior e mais alto investimento feito em universidade pública do País”, disse, referindo-se à construção do campus da universidade, que tem projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Caso especial

José Carlos da Silva comentou que, normalmente, as entregas das honrarias são feitas na própria Câmara. No caso do PTI, porém, o vereador disse tratar-se de um caso especial.

“Essa é uma homenagem extremamente merecedora”, afirmou. “A Câmara expressa de forma pública o respeito que tem com Itaipu, de forma geral, e com o PTI, particularmente.”

O prefeito Reni Pereira destacou o papel dos funcionários no processo de consolidação do parque tecnológico e a contribuição do PTI para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região.

Homenagem póstuma

Durante a cerimônia, o ex-reitor da Unioeste Alcibíades Luiz Orlando – morto no ano passado – recebeu uma homenagem póstuma, dando nome ao Laboratório de Conformação Mecânica da instituição. A família do ex-reitor estava presente.