Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
PTI é modelo para criação do Parque Tecnológico de Ponta Porã
Tamanho da letra
13/11/2013

A proposta de criação e implantação do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn), no Mato Grosso do Sul, foi oficialmente apresentada nesta quarta-feira (13), durante solenidade no Senado Federal. O evento contou com a participação de representantes das instituições signatárias do projeto, entre eles o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo.

A ideia é garantir o apoio do Governo Federal para a implantação do parque tecnológico na cidade sul-mato-grossense, que faz fronteira com o Paraguai. O projeto do novo parque foi baseado no modelo de atuação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado dentro das instalações da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A região reúne ainda a Argentina.  Se tudo der certo,  o PTI do MS deve ser implantado em 2014.

Em agosto, a comissão responsável pelos estudos para a instalação do Parque de Ponta Porã esteve no PTI para conhecer todo o processo de planejamento, desde a sua concepção até o modelo de gestão das ações desenvolvidas atualmente. O objetivo da comissão era replicar modelos já desenvolvidos aqui, com base nas características que mais se assemelham, como é o caso da fronteira com o Paraguai.

Segundo o senador Waldemir Moka, autor do projeto, a implantação desse parque é um desafio para a região, que luta contra o crime organizado.  O Parque Tecnológico vai mudar o conceito, a relação e o comportamento das pessoas que moram na região", comentou.

As visitas da comitiva de Ponta Porã ao PTI acontecem desde 2011. Na ocasião,  o senador Moka coordenou uma delegação para buscar informações e parcerias de cooperação que pudessem permitir a implantação de um modelo semelhante na cidade de Ponta Porã. Recentemente, representantes políticos, de instituições de ensino e do comércio também visitaram projetos e instalações do PTI.

Durante uma dessas visitas, o gestor de planejamento e avaliação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, ligada ao Ministério da Integração Nacional, Agnaldo Moraes, destacou que a experiência do Parque Tecnológico Itaipu é a principal inspiração para a implantação do novo parque. “O PTI tem nos inspirado nos últimos meses a construir um modelo que possa replicar, nas proporções devidas, as experiências de sucesso que o modelo de Itaipu tem demonstrado”.