Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Provas do processo seletivo da Itaipu Binacional serão neste domingo (21)
Tamanho da letra
17/01/2024
As provas do processo seletivo externo da Itaipu Binacional para preenchimento de 31 cargos acontecem neste domingo, dia 21 de janeiro, em Curitiba e em Foz do Iguaçu. Os candidatos devem verificar o local com antecedência no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br).
 
No total, são 21.295 inscritos para vagas de nível superior, técnico e médio. Para os cargos de nível técnico e médio, a prova será realizada pela manhã do dia 21, às 8h, com uma duração de 3h30min.
 
As provas para os cargos de nível superior serão no mesmo dia, mas no período da tarde, a partir das 14h, também com duração de 3h30min. Os candidatos aos cargos de advogado, jornalista, relações públicas e repórter fotográfico, que contam com redação, terão mais tempo: 4h30min. Vale lembrar que somente esses quatro cargos terão prova discursiva; para os demais, será aplicada somente a prova objetiva.
 
A banca sugere que os inscritos compareçam ao local designado com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início. Também é necessário conferir o endereço do local de prova, pois o candidato somente poderá ter acesso ao lugar indicado no site do Cebraspe.
 
No dia os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original. Não será permitido o uso de canetas de outras cores (inclusive azul), lápis, lapiseira, marca-texto e(ou) borracha.
 
Os candidatos que durante a prova forem pegos portando aparelhos eletrônicos, relógios, alarmes, fones de ouvido, óculos escuros, qualquer acessório de chapelaria e embalagens que não sejam fabricadas com material transparente, serão eliminados do processo seletivo. Para evitar inconvenientes, o Cebraspe recomenda que os inscritos não levem nenhum dos objetos mencionados.
 
Para mais informações ou dúvidas, leia com atenção o edital completo disponível no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23.
 
Processo seletivo
 
O processo seletivo 2024 da Itaipu Binacional é para admissão imediata e formação de cadastro de reserva, com salários iniciais de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45. A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). 
 
A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um Tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.
 
O Tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados, mas a Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na empresa. O último foi realizado em 2019.