Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Projetos prioritários para Foz do Iguaçu são apresentados ao diretor-geral brasileiro da Itaipu
Tamanho da letra
21/09/2023
Sociedade civil e poder público formam aliança pelo desenvolvimento - Marcos Labanca/Codefoz
 
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, recebeu nessa quarta-feira (20), dos integrantes do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), o Acelera Foz 2040, documento que reúne 70 projetos prioritários para o desenvolvimento do município. A entrega aconteceu na sede da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (ACIFI).  
 
Enio Verri considerou o momento “histórico” e destacou a importância da participação de todas as instituições e públicos não só na elaboração do documento, mas também na continuidade do trabalho.  
 
“Este documento tem muito em comum com o que a diretoria da Itaipu pensa. Agora que estabelecemos prioridades, vamos sentar, discutir e formar consensos para ir construindo e vendo quais instituições podem somar em cada iniciativa”, realçou.  
 
Segundo o diretor, “a Itaipu e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) estão à disposição não só para o debate, mas para a execução de boa parte desses projetos. Queremos saber como contribuir. Mas temos que trabalhar juntos, para que todos nos sintamos responsáveis e compromissados com o futuro de Foz”, concluiu Enio Verri.   
 
Comunidade participou da sessão de entrega dos projetos prioritários – foto: Marcos Labanca/Codefoz
 
Para o presidente do Codefoz, Fernando Castro, a entrega da agenda de desenvolvimento é o passo inicial na construção da Foz do Iguaçu de 2040. “O que está sendo construído é uma união entre poder público e sociedade civil, um entrelaçamento para ações coordenadas que poderão levar Foz do Iguaçu ao patamar que ela merece”, pontuou. “Nosso sentimento, pelo que ouvimos e recebemos, não é de esperança, mas de certeza do atendimento das nossas demandas”, declarou Fernando.  
 
O prefeito Chico Brasileiro afirmou que o pacote de projetos também será entregue aos governos estadual e federal, a deputados estaduais e federais. “Tenho certeza que esses projetos serão trabalhados de forma harmônica na construção de um futuro brilhante para Foz do Iguaçu, tanto do ponto de vista estratégico como prático, pois poderemos fazer muitas ações imediatas”, finalizou. 
 
Enio Verri, Fernando Castro Alves e Chico Brasileiro com a agenda Acelera Foz 2040 – foto: Marcos Labanca/Codefoz
 
Acelera Foz 2040 
 
A agenda Acelera Foz 2040 reúne 70 projetos que visam fomentar o desenvolvimento, elevar a qualidade de vida da população e bem acolher os visitantes. São ações em sete eixos estruturantes, de infraestrutura a convivência, permeadas pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  
 
Disponível em www.codefoz.org.br, o documento inclui propostas nas áreas de mobilidade, atração de investimentos, empregabilidade, qualificação profissional de jovens, melhorias para o turismo e integração fronteiriça, além de equipamentos públicos como teatro, terminais turístico e de transporte público, arena, restaurante popular, entre outros.  
 
Com informações da Assessoria de Imprensa do Codefoz.