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Projeto da duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) avança
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03/07/2014

O Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICBV), com o apoio da Itaipu e Fundo Iguaçu, também está concluindo os projetos básicos e de execução de engenharia da duplicação da BR-469, num trecho de 8,8 km entre o trevo de acesso à Argentina e os portões do Parque Nacional do Iguaçu. O anúncio foi  feito durante a reunião ordinária do Codefoz, nesta quarta-feira (2).

Depois de os projetos serem concluídos, será feito o pedido de licença ambiental. Os projetos e a licença serão então doados ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), que poderá executá-los com recursos do PAC 2.

Ao contrário de uma proposta antiga, que previa a construção de uma segunda pista no lado direito da atual, o projeto prevê o alargamento para os dois lados, o que permitirá aproveitar a faixa de domínio do DNIT, evitando custos de desapropriação e, ainda, reduzindo o impacto ambiental.  Só em dois pequenos trechos será preciso avançar além da faixa do DNIT – na entrada do aeroporto e próximo ao Parque das Aves.

As obras incluem a construção de avenidas marginais em boa parte do trecho e a implantação de ciclovias de mão única, uma em cada lado da rodovia – cada ciclovia com três metros de largura, permitindo também o uso por pedestres. Haverá, ainda, passarelas de pedestres, uma em frente ao Chocolate Caseiro e outra na entrada do bairro Remanso Grande.

As obras contemplam ainda cinco retornos em nível com faixas extras de desaceleração e aceleração - tipo “espera zero”- e uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

No acesso ao aeroporto será construído um viaduto e, nas proximidades da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, haverá uma rotatória. A conclusão dos projetos permitirá orçar os custos, que Piolla estima, inicialmente, que devam ficar entre R$ 80 e R$ 90 milhões. Ele calcula, ainda, que dentro de dois a três meses poderá ser feita a entrega formal ao DNIT.