Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho da Itaipu recepciona 30 novos jovens e suas famílias durante Semana de Integração
Tamanho da letra
15/09/2023
PIITS e familiares em evento de integração. Foto: Ester Perchin Costa|Itaipu Binacional
 
Na última quarta-feira (13), a Itaipu Binacional deu as boas-vindas a 30 jovens talentos que foram recentemente contratados pelo Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT). O encontro, realizado no Auditório de Integração, na área da usina, marcou o início da Semana de Integração dos PIITs, que se estenderá de 11 a 15 de setembro. 
 
O diretor administrativo da empresa, Iggor Gomes Rocha, ministrou uma palestra informativa abordando o funcionamento e a abrangência do programa, além das responsabilidades de cada participante, da coordenação do PIIT, dos supervisores e das famílias envolvidas.  
 
Para o diretor administrativo, “proporcionar uma oportunidade de trabalho com um bom salário atrelado à aprendizagem é motivo de orgulho, porque acreditamos no poder transformador dos jovens, das famílias, do entorno, da comunidade e do bairro”, disse. 
 
Diretor administrativo Iggor Gomes Rocha em conversa com os novos PIITs e suas famílias. Foto: Sara Cheida|Itaipu Binacional
 
Os novos PIITs serão distribuídos em diversas áreas da empresa, tanto na CHI quanto no Centro Executivo. Matheus Felipe de Melo, um dos novos integrantes, expressou sua animação. “Espero aprender coisas novas, que eu possa levar para a vida e para outros trabalhos futuros”, afirmou. 
 
O evento contou ainda com a participação do superintendente de Recursos Humanos, Anderson Sacomori, e da assistente social Andreia Trevisan, que discutiu a importância do apoio familiar e a rede de apoio psicossocial do Programa. Ex-PIITs compartilharam suas histórias e trajetórias na Binacional, enriquecendo a experiência dos novos integrantes. 
 
Novo PIIT Matheus Felipe de Melo e sua mãe, Cleucimara Pires de Camargo. Foto: Sara Cheida|Itaipu Binacional
 
A relação próxima com as famílias dos jovens é vista como fundamental pelo coordenador do PIIT, Vinicius Ortiz. Ele ressaltou que o programa não visa apenas o desenvolvimento profissional, mas também a evolução pessoal, para a qual o suporte familiar é crucial. 
 
Durante a Semana de Integração, estão programadas palestras sobre Assistência Social, Ouvidoria, Segurança e Medicina do Trabalho, Ética e postura profissional, além da aplicação de testes com foco no interesse profissional. Os novos PIITs tiveram também a oportunidade de visitar a usina antes de se integrarem às suas respectivas áreas, previsto para a quarta-feira (20). O Programa já impactou a vida de aproximadamente 6.700 jovens, e a expectativa é sempre positiva para os novos ingressantes na empresa.