Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Programa Cultivando Água Boa ganha selo dos Correios
Tamanho da letra
18/11/2010

Mais de quatro mil pessoas compareceram à abertura da oitava edição do Encontro Cultivando Água Boa (CAB+8), nesta quarta-feira (17), no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O evento, que vai até sexta-feira (19), este ano tem como tema “Somos a mudança que queremos no Planeta”.

Além dos diretores-gerais da Itaipu, Jorge Samek (à esquerda) e Gustavo Codas, estiveram presentes a diretoria brasileira da empresa, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, o secretário de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, entre outras autoridades.

Jorge Samek agradeceu a presença e o apoio de todos: “É impossível fazer um programa desses sem estabelecer parcerias”, enfatizou.
  
Na ocasião, o diretor adjunto dos Correios no Paraná, Areovaldo Figueiredo, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo ao Programa Cultivando Água Boa (CAB). “Estamos honrados por fazer essa homenagem, que é uma forma de divulgar para todo o Brasil e todo o mundo a responsabilidade social da Itaipu”, disse Figueiredo. A peça filatélica foi obliterada pelo diretor-geral Jorge Samek e pelo diretor de coordenação e meio ambiente, Nelton Friedrich.


Mesa de honra da solenidade de abertura.
A atriz Priscila Fantin participou da abertura representando “a nova geração, que já nasceu consciente de que os recursos naturais não são inesgotáveis”. Ela homenageou, com uma placa comemorativa, a técnica ambiental Solange da Conceição Soares, em nome dos mais de 700 instrutores dos multicursos do CAB. Também foi homenageada a professora Neusa Lunkes, de Itaipulândia.

Ela incentivou a participação de 79 alunos no prêmio Jovem Cientista, por isso queremos conceder a ela e à escola uma homenagem por serem incentivadoras da ciência e da pesquisa”, explicou Eliane Birman, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho.
   
José Machado, representando o Ministério do Meio Ambiente, elogiou a característica mobilizadora do CAB. “A sociedade deve protagonizar as mudanças tão necessárias ao4 meio ambiente, e programas como esse são capazes de mudar a mentalidade das pessoas”, disse.


Na plateia, mais de quatro mil pessoas.
Já a senadora eleita Gleisi Hoffman prometeu levar as ideias do programa aoSenado, numa tentativa de implantá-lo em outras bacias do paísOs 29 municípios da Bacia do Paraná 3 que participam do programa foram representados na cerimônia de abertura, que contou com apresentações musicais e de dança, e foi finalizada com uma palestra magna do climatologista Carlos Nobre.

 
Novos objetivos
  
Até sexta-feira (19), os participantes do CAB irão avaliar os resultados alcançados e traçar novos objetivos para o próximo ano, por meio das oficinas de Educação Ambiental, Gestão por Bacias Hidrográficas, Plantas Medicinais, Coleta Solidária, Desenvolvimento Rural Sustentável, entre outras.
  
A programação conta ainda com palestras, mesas-redondas e apresentações culturais, além da Feira Vida Orgânica. Entre os destaques, a plenária geral “Boas Práticas dos oito anos do Programa Cultivando Água Boa” e a mesa-redonda “Saberes, Bem-estar e Sustentabilidade.
  
Para baixar fotos do evento, acesse http://www.itaipu.fot.br.