Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Profissionais de Itaipu participam do maior evento de segurança de barragens do País
Tamanho da letra
28/08/2023
Equipes da Itaipu, dos PTIs e participantes do evento diante do estande da Itaipu. Fotos: Rafa Kondlatsch
 
O diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, foi um dos participantes da mesa de abertura do Damsweek 2023, na noite desse domingo (27), no Grand Carimã Resort & Convention Center. O evento, realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), reúne cerca de 550 profissionais e empresas do setor de energia de diversos países, interessados no intercâmbio de informações e difusão de novas tecnologias relacionadas à engenharia de barragens.  
 
A Itaipu Binacional é a principal patrocinadora do Damsweek 2023, que acontece de 27 a 31 de agosto e é composto pelo XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens; IV Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB); V Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE), em parceria com os Comitês da China e Espanha; o Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens e o Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF).  
 
Renato Sacramento foi um dos integrantes da mesa de abertura. 
 
Segundo Sacramento, a participação da Itaipu nesse tipo de evento técnico faz parte da tradição da empresa. “Nosso quadro técnico é muito qualificado e está se aperfeiçoando constantemente, e queremos compartilhar esse conhecimento com os técnicos das outras empresas, além de aprender com eles”, afirmou. “A Itaipu, por meio de seus Parques Tecnológicos no Brasil (PTI-BR) e no Paraguai (PTI-PY), investe cada vez mais em tecnologias de segurança de sua barragem, e queremos que esse conhecimento seja aplicado em todo o setor.” 
 
A palestra de abertura foi proferida pelo engenheiro e consultor Adhemar Palocci, que abordou o tema “Transição Energética e as Usinas Hidráulicas”. Palocci falou sobre a importância da criação do Plano Nacional de Reservatórios, reforçando que as hidrelétricas são a garantia de segurança do sistema elétrico. “Os reservatórios de hidrelétricas são a maior, mais limpa e mais barata bateria do mundo”, afirmou.  
 
Evento reúne mais de 500 pessoas. 
 
Também participaram da mesa de abertura o presidente do CBDB, José Bernardino Botelho; o presidente honorário do CBDB, Flávio Miguez de Mello e o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Luiz André Muniz. Prestigiaram a cerimônia de abertura o diretor superintendente do PTI-BR, Irineu Colombo; o diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite; o gerente de Planejamento e Controle do PTY-PY, Claudio Piatti; entre outras autoridades.  
 
Exposição 
 
Paralelamente ao evento, acontece uma exposição técnica de produtos e serviços relacionados ao projeto, construção e operação de barragens. A exposição conta com a participação de investidores públicos, privados e empresários, bem como projetistas, construtores, fabricantes de equipamentos de barragens e instalações associadas, centros de pesquisa, universidades, consultores e fornecedores de serviços. 
 
Diretor confere painel com informações no estande da Itaipu.
 
A Itaipu compartilha com os Parques Tecnológicos do Brasil e do Paraguai seu estande na exposição, onde são apresentadas as principais iniciativas desenvolvidas pelos especialistas. Na abertura, a presença do cão-robô autônomo levado pelo PTI-BR encantou os participantes.  
 
Participação 
 
A Itaipu participa do evento com 25 empregados brasileiros e 21 empregados paraguaios. Vários trabalhos serão apresentados. O superintendente de Manutenção, engenheiro Marco Aurélio Siqueira Mauro, apresentará o trabalho "Confiabilidade de Estruturas de Extravasão e Importância para Segurança de Barragens", representando o Grupo de Trabalho de Manutenção da ABRAGE.  
 

O engenheiro Daniel Kasay apresentará o trabalho “Importância da Operação de Reservatórios na Segurança de Empreendimentos Hidrelétricos”, representando o Grupo de Trabalho de Recursos Hídricos da ABRAGE. Já a engenheira Josiele Patias é autora do trabalho "Atualização de Parâmetros de Resistência Considerando Efeito de Sucção no Solo – Estudo de Caso de Itaipu", que conta com outros autores externos.

O engenheiro Étore Funchal de Faria atuou, na tarde de domingo (27), como coordenador do Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF) e fará a palestra “Segurança de Barragens na Usina Hidrelétrica de Itaipu”. Já o engenheiro Ricardo E. Miranda Rojas fará a palestra “Sistema de Gestión de Conocimiento en Seguridad de Presas en Itaipu Binacional”.  
 
Confira a programação completa em http://cbdb.org.br/evento/dams-week-2023?lang=pt-BR.