Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Prefeitos lindeiros se reúnem em Itaipu
Tamanho da letra
16/09/2009

As universidades da região lindeira ao lago de Itaipu, no Brasil e no Paraguai, poderão ser  consultoras para futuros projetos de desenvolvimento nos municípios brasileiros e paraguaios. Essa foi uma das propostas defendidas na tarde de terça-feira durante a reunião preparatória do Foro Binacional Brasil/ Paraguai dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O Foro reúne as entidades responsáveis pelo desenvolvimento da região: o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Associação dos Municípios Lindeiros do Paraguai, a Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná, a Agência de Desenvolvimento do Paraguai e a Itaipu Binacional. 
  


Encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos 16 municípios brasileiros e 12 paraguaios, além  da diretoria de Itaipu
O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos 16 municípios brasileiros e dos 12 paraguaios. Eles foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor financeiro Lorenzo Nicolas Guggiari, que representou o diretor-geral paraguaio, Carlos Mateo Balmelli, na sala de reuniões da diretoria.

Os prefeitos de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, e de Medianeira, Elias Carrer, sugeriram que a consultoria, para futuros projetos de desenvolvimento, ficasse por conta das universidades. "Se não fizermos isso, acabaremos perdendo o foco e tempo", afirmou Mac Donald. Os prefeitos acataram a sugestão e vão buscar nas universidades uma forma de coordenar os projetos. A ideia é que a Unila, tão logo seja oficializada, faça este papel de consultoria.
    


Samek: linguagem homogêna para levar propostas completas ao Ecomex   
“Precisamos fazer planejamento, com metas e prazos, para levarmos uma proposta completa ao Ecomex”, disse Samek, se referindo ao encontro sobre comércio exterior voltado aos países do Mercosul, aberto na noite de terça-feira, no Espaço das Américas, em Foz do Iguaçu (leia ainda hoje no JIE).

O Foro, que se adere à programação do Ecomex, é a primeira reunião dos municípios lindeiros após o acordo entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e paraguaio, Fernando Lugo, a respeito das melhorias de infraestrutura na região. O objetivo da reunião é buscar um discurso comum para toda a área de influência do Lago de Itaipu, para sugerir futuras políticas públicas para a região.