Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Prefeitos da Amop agradecem à Itaipu por parcerias
Tamanho da letra
19/03/2010

O poder institucional da hidrelétrica que mais gera energia no planeta somado ao apoio das prefeituras do Oeste paranaense renderam resultados que, nesta quinta-feira (18), foram celebrados na Itaipu. Prefeitos e prefeitas filiados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) visitaram a usina pela manhã e, à noite, farão sua reunião mensal navegando pelo reservatório, a bordo do Kattamaram.


Visita dos prefeitos e prefeitas começou no  Auditório Integração, onde receberam as boas-vindas de Samek.

A Amop atua como um elo entre os municípios representados por ela e entidades que, de uma forma ou outra, se relacionam com seus associados. Por isso, é constante aliada de Itaipu em diversos projetos regionais.

 

“As várias ações do Programa Cultivando Água Boa, que estão revolucionando as questões socioambientais de nossas cidades, além das parcerias nas principais festas e eventos, são apenas alguns dos muitos exemplos de ajudas recíprocas que esperamos continuar mantendo entre Itaipu e Amop”, ressaltou Eliezer José Fontana, prefeito de Corbélia e presidente da Amop.

 

A jornada dos executivos municipais pela usina começou no Auditório Integração, no Centro de Treinamento. Acompanhados de seus cônjuges, prefeitos e prefeitas formaram uma comitiva de 45 pessoas. Eles foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, que, em seguida, os acompanhou durante a visita.


Jorge Samek (à esquerda) recebe, das mãos de Eliezer Fontana, tabuleiro de xadrez, presente da Amop.

 

As reuniões da Amop acontecem todos os meses, algumas na sede da entidade, em Cascavel, outras em locais estratégicos, como a realizada na binacional. “Fazemos aqui esse encontro para aproveitar a oportunidade e agradecer a empresa, não somente pelas diversas ações que ela tem feito em parceria conosco, mas também pelo reconhecimento do que ela representa hoje: exemplo de organização séria, comprometida com o desenvolvimento sustentável”, disse Fontana.

 

No encontro desta noite, Fontana disse que serão “discutidos temas importantes para o desenvolvimento da região”. Entre eles, a sucessão à frente da Amop. No fim de sua gestão, na próxima semana Fontana deve ser substituído pelo atual primeiro vice-presidente e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior – candidato único à presidência da entidade.


Aparecido Weiler Júnior (à esquerda), futuro presidente da Amop, posa para foto ao lado de Samek e do autal mandatário da associação, Eliezer Fontana.

 

Para Samek, a colaboração entre Amop e Itaipu “é uma experiência muito rica”. “Nossa região dá um show em matéria de sustentabilidade, tanto que, quando autoridades ‘graúdas’ sobrevoam nossa área, ficam maravilhadas”, enfatizou. “Mas Itaipu não conseguiria fazer nada sozinha, por isso também temos uma gratidão enorme pela Amop”, concluiu o DGB.