Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Pré-estreia dos X Games na Itaipu dá tom de celebração ao esporte
Tamanho da letra
18/04/2013

A avant-première dos X Games, nesta quarta-feira à noite, foi um sucesso de público e de crítica. Os convidados que participaram da abertura dos jogos, no Mirante Central de Itaipu, se encantaram e emocionaram com a Iluminação da Barragem, a apresentação de Billy Voador, ao som da música criada para os X Games de Foz do Iguaçu, e a rápida performance de um dos pilotos de rali.


 
Atletas e autoridades elogiaram a escolha de Foz do Iguaçu para sede dos jogos radicais, porque a cidade é uma síntese do Brasil, como disse o cônsul geral dos Estados Unidos, Dennis Hankins: a natureza exuberante, representada pelas Cataratas do Iguaçu; o poder tecnológico e econômico, pela usina de Itaipu; e a convivência pacífica de diferentes povos, simbolizada pela população da própria cidade, onde convivem mais de 70 etnias.
 
Além de Hankins, a lista de autoridades que participou da abertura dos jogos incluiu os anfitriões, diretores gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Franklin Boccia; o prefeito Reni Pereira e a vice-prefeita Ivone Barofaldi; o senador paranaense Sérgio Souza; o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, representando o Ministério do Esporte; o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz (Ministério do Turismo); e, entre outros, o secretário estadual de Esportes, Rogério Roman, e de Assuntos da Copa, Mário Celso.
 
Também estavam presentes representantes da ESPN Internacional e da ESPN Brasil, que promovem os jogos, e da empresa brasileira Brunoro Sport Business, que trouxe os X Games para Foz do Iguaçu. O cerimonial foi feito pelo apresentador Thiago Brant, da ESPN Brasil.
 
Emoção

Assistidos “ao vivo” por cerca de 60 mil pessoas, desta quinta-feira até domingo, os X Games serão transmitidos para 380 milhões de lares em mais de 180 países. Os jogos serão disputados por cerca de 200 dos melhores atletas do mundo em 15 modalidades de quatro esportes: skate, ralli de carro, moto e ciclismo BMX.


 
O primeiro discurso da noite foi de um desses atletas, o hexacampeão de skate Sandro Dias. Mais que discurso, foi um desabafo e um agradecimento especial. Sandro emocionou-se ao lembrar que quando começou no esporte, há 27 anos, “os skatistas eram discriminados, marginalizados”. E afirmou que “Foz do Iguaçu fez com que se realizasse o sonho de minha vida, que era ver um evento desse porte no Brasil”.
 
O atleta disse também que, em sua carreira, já disputou provas em diversos locais, como em frente à Torre Eiffel, em Paris, ou ao Portal de Berlim, na Alemanha, mas que “nenhum desses lugares tem um visual maravilhoso como o das Cataratas”, uma das duas arenas de disputas. A outra é no Parque Infraero. “Os gringos – disse ainda, referindo-se aos atletas americanos que vieram participar das provas – estão encantados com tudo”.
 
Ao dar as boas-vindas aos participantes dos X Games, ao lado de seu par paraguaio, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, contou que, em Foz do Iguaçu, onde nasceu, já viu Mané Garrincha jogar, assistiu a uma luta de Éder Jofre e foi espectador de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. “Mas nada chega perto da grandiosidade dos X Games”, comparou, elogiando a ousadia dos organizadores. E finalizou destacando a importância do esporte, “um evento que agrega os povos”.
 
O senador Sérgio Souza disse que a vinda dos X Games a Foz do Iguaçu foi resultado da união de forças da prefeitura com o governo do Estado e o governo federal, e que os X Games se somam aos outros dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
 
O secretário de nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, considerou “genial a ideia de trazer para Foz esse evento, saindo do eixo Rio-São Paulo”. Disse ainda que “algumas das mais belas imagens do esporte mundial serão geradas em Foz do Iguaçu e certamente vão constar nas retrospectivas de final de ano”.
 
O prefeito Reni Pereira elogiou a equipe da prefeitura, na gestão anterior, responsável pela negociação para trazer os jogos a Foz, agradecendo também ao empenho de Jorge Samek e do superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla. Ele disse que Foz do Iguaçu fará tudo para que a etapa latino-americana dos X Games seja um sucesso e para que os jogos radicais sejam “perenizados” aqui.
 
Dirigindo-se ao atleta Sandro Dias, Reni garantiu que, até meados de 2015, quando for realizada a terceira etapa dos X Games em Foz, todas as escolas do município contarão com uma pista de skate, para incentivar crianças e jovens a praticarem esse esporte.
 
O brilho de Billy

Ao final dos discursos, uma surpresa para o público: a apresentação da Iluminação da Barragem. Logo em seguida, ao som da música oficial dos X Games de Foz do Iguaçu, surgiu no alto o parapente de Valtemir Pereira de Souza, o Billy, também iluminado. Ele fez várias manobras sobre o Mirante Central, sob muitos aplausos.


 
Depois, no estacionamento, uma apresentação rápida do hexacampeão do rali Tanner Foust, a bordo do carro usado nas competições. Ele substituiu Ken Block, que por uma de patrocinador não pôde mostrar suas habilidades ao público presente em Itaipu.
 
Abertura e rock
Encerradas as apresentações, o prefeito Reni Pereira declarou oficialmente abertos os X Games de Foz do Iguaçu. A festa terminou com um show de fogos de artifício e a apresentação da dupla de bateristas paraguaios 2drumashup, que põem o som de seus instrumentos sobre músicas de Jamiroquai, Queen, Fatboy Slim e outros. Foi a primeira vez que a dupla se apresentou no Brasil.