Turismo
Placa de consagração das Cataratas desperta curiosidade de turistas
29/05/2012
A placa de bronze que consagra as Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas da natureza chegou esta semana à usina de Itaipu, onde deve ficar temporariamente até seguir para o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a atração. Instalada no saguão do Centro de Recepção dos Visitantes, bem na entrada da binacional, a condecoração desperta a curiosidade de quem passa pelo local. Por ali, passam diariamente mais de 1,2 mil turistas. “A placa virou um atrativo a mais”, diz Guilherme Tell, gerente do Complexo Turístico Itaipu. Com máquinas fotográficas a postos, turistas e empregados fazem questão de posar ao lado da placa. Uma similar foi colocada na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, no lado argentino da fronteira. A condecoração é resultado de um trabalho que começou em 2007 e só terminou com a eleição do atrativo, no concurso da New Seven Wonders, em 2011. Depois de seis meses da eleição, uma programação intensa marcou a consagração. Foram três dias de agenda que começou na sexta-feira, dia 25, e terminou domingo, dia 27. Em Foz do Iguaçu, o evento incluiu festa popular com shows de bandas paranaenses, do grupo Cidade Negra e do cantor Daniel, e descerramento da placa por autoridades da fundação suíça e autoridades locais. Em Puerto Iguazú, a comemoração foi em ritmo de música erudita. Um congresso com os representantes das sete maravilhas e o anúncio desse encontro encerraram o evento. Placa temporária Congresso Segundo Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu, e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú ganharão muito com essas ações. Um das ideias é trabalhar em conjunto na promoção turística, para fazer dos sete destinos uma marca global. De início, cada uma das maravilhas irá incorporar à sua publicidade as imagens de todas as demais, enquanto se estuda a criação de um roteiro turístico integrado. Além das Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina), as sete maravilhas incluem a Amazônia, a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, a baía de Halong, no Vietnã, o Parque Natural de Komodo, na Indonésia, e a Montanha da Mesa, na África do Sul. A expectativa é que a conquista do título de uma das sete maravilhas contribua para que o Destino Iguaçu se fortaleça no mercado internacional. O Destino Iguaçu busca ampliar o turismo de eventos, inclusive os corporativos, que têm maior valor agregado; reforçar sua vocação como destino de lazer para as famílias; oferecer as opções de ecoaventura, ainda pouco exploradas, apesar de todo o potencial do Parque Nacional do Iguaçu; e difundir ainda mais o turismo de compras, com a intenção de atrair a classe média, já que Ciudad del Este hoje rivaliza, em qualidade de produtos e no tempo de lançamento, com outros grandes centros de consumo mundiais. |