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Turismo
Placa de consagração das Cataratas desperta curiosidade de turistas
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29/05/2012

A placa de bronze que consagra as Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas da natureza chegou esta semana à usina de Itaipu, onde deve ficar temporariamente até seguir para o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a atração.

Instalada no saguão do Centro de Recepção dos Visitantes, bem na entrada da binacional, a condecoração desperta a curiosidade de quem passa pelo local.  

Por ali, passam diariamente mais de 1,2 mil turistas. “A placa virou um atrativo a mais”, diz Guilherme Tell, gerente do Complexo Turístico Itaipu.

Com máquinas fotográficas a postos, turistas e empregados fazem questão de posar ao lado da placa. Uma similar foi colocada na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, no lado argentino da fronteira.   

A condecoração é resultado de um trabalho que começou em 2007 e só terminou com a eleição do atrativo, no concurso da New Seven Wonders, em 2011.  

Depois de seis meses da eleição, uma programação intensa marcou a consagração. Foram três dias de agenda que começou na sexta-feira, dia 25, e terminou domingo, dia 27.

Em Foz do Iguaçu, o evento incluiu festa popular com shows de bandas paranaenses, do grupo Cidade Negra e do cantor Daniel, e descerramento da placa por autoridades da fundação suíça e autoridades locais.

Em Puerto Iguazú, a comemoração foi em ritmo de música erudita. Um congresso com os representantes das sete maravilhas e o anúncio desse encontro encerraram o evento.

Placa temporária
O prazo de permanência da placa na usina, a segunda maior atração de Foz do Iguaçu, ainda não foi definido. Todos os visitantes, além dos empregados, prestadores de serviços, alunos da Unila, Unioeste e funcionários do Parque Tecnológico Itaipu, poderão ver a placa de pertinho. Um universo de mais de 5 mil pessoas por dia.

Congresso
Representantes das sete maravilhas da natureza vão trabalhar juntos para divulgar, promover, proteger e fortalecer cada um dos atrativos, que passaram a formar, desde o último domingo, durante um congresso, um roteiro turístico integrado. Entre outros resultados, serão assinados tratados de irmandade entre as cidades que abrigam as sete maravilhas.

Segundo Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu, e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú ganharão muito com essas ações.

Um das ideias é trabalhar em conjunto na promoção turística, para fazer dos sete destinos uma marca global. De início, cada uma das maravilhas irá incorporar à sua publicidade as imagens de todas as demais, enquanto se estuda a criação de um roteiro turístico integrado.

Além das Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina), as sete maravilhas incluem a Amazônia, a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, a baía de Halong, no Vietnã, o Parque Natural de Komodo, na Indonésia, e a Montanha da Mesa, na África do Sul.

A expectativa é que a conquista do título de uma das sete maravilhas contribua para que o Destino Iguaçu se fortaleça no mercado internacional. O Destino Iguaçu busca ampliar o turismo de eventos, inclusive os corporativos, que têm maior valor agregado; reforçar sua vocação como destino de lazer para as famílias; oferecer as opções de ecoaventura, ainda pouco exploradas, apesar de todo o potencial do Parque Nacional do Iguaçu; e difundir ainda mais o turismo de compras, com a intenção de atrair a classe média, já que Ciudad del Este hoje rivaliza, em qualidade de produtos e no tempo de lançamento, com outros grandes centros de consumo mundiais.