Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Personalidades dão força para eleger as Cataratas do Iguaçu
Tamanho da letra
19/10/2011

Jornalistas, intelectuais, artistas e admiradores das Cataratas do Iguaçu que participam, nesta quinta-feira (20), de um ato público no Rio de Janeiro para eleger o atrativo como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, anteciparam os motivos de sua adesão à causa. Entre as personalidades defensoras das Cataratas estão Ziraldo, escritor, cartunista e criador d’O Menino Maluquinho, e Zuenir Ventura, jornalista e autor de best-sellers como 1968: o Ano que Não Terminou.

Para Ziraldo, “as Cataratas do Iguaçu formam a única paisagem do mundo que é mais bonita pessoalmente do que todos os filmes coloridos feitos sobre ela”.
Zuenir Ventura falou sobre o impacto emocional que sentiu quando se deparou com a beleza das quedas d’água. “Não sei o que me impressionou mais, se o impacto visual ou o efeito sonoro daquela muralha líquida despencando de 20 metros de altura. Nada mais maravilhoso”, lembrou Ventura.

Na avaliação do escritor, nenhum outro espetáculo do mundo merece mais o título de “maravilha” do que as quedas do Rio Iguaçu, opinião que é compartilhada por sua esposa, a jornalista Mary Ventura. “Apoio a ideia e abraço esta causa”, disse Mary.

Manifestações como essas devem levar mais de 100 personalidades ao Instituto Cravo Albin (ICCA) na noite desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. No local, será promovido o ato público pró-Cataratas, a partir das 19h. O ICCA fica na Rua São Sebastião, número 2, no bairro da Urca, na capital fluminense.

A ideia é multiplicar em todo o território nacional os votos para a eleição do atrativo. O concurso se encerra no próximo dia 11 de novembro e, quanto mais engajamento, mais chances as Cataratas têm de ficar no topo.

O próprio presidente do ICCA, Ricardo Cravo Albin, se declarou um entusiasta da ideia de vislumbrar as Cataratas na lista dos sete mais belos cartões-postais da natureza. Nas palavras de Cravo Albin, escritor, crítico e dicionarista da Música Popular Brasileira, “a beleza e a força perenes das Cataratas do Iguaçu representam a beleza e a força deste Brasil que se constrói”.
 
Como participar

A votação para escolha das novas Sete Maravilhas da Natureza encerra em 24 dias, no dia 11 de novembro. As Cataratas, principal atrativo turístico da região das três fronteiras, são uma das finalistas.

Para votar, é preciso enviar um SMS com a palavra “Cataratas” para o número 22046 (o custo é de R$ 0,31 mais impostos). Também é possível votar pelo site www.votecataratas.com.