Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Passeio ciclístico internacional liga Ciudad del Este a Itaipu
Tamanho da letra
15/02/2011

Partir do Paraguai, em Ciudad del Este; atravessar a Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil; seguir pela Avenida Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu; chegar à maior geradora de energia do mundo. Esse é o roteiro do primeiro Passeio Ciclístico Internacional, organizado pela Câmara do Comércio de Taiwan, no Paraguai. A atividade será no próximo domingo (20), a partir das 8 horas (horário de Brasília), em comemoração ao centenário de Taiwan e do bicentenário da República do Paraguai.
     

“Pode até ser que algumas pessoas já conheçam Itaipu, por alguma visita panorâmica ou técnica, mas em forma de passeio de bicicleta é uma oportunidade que não acontece todo dia. É a chance de pedalar em um percurso totalmente seguro, se deslumbrar com uma das principais atrações do País e aproveitar um espaço que é muito agradável”, definiu o organizador da prova, Alex Iantas.

      
“O vertedouro será um grande chamariz para as pessoas, muitas que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, reforçou o secretário da Câmara de Comércio de Taiwan, Wen Hsien Chang, em entrevista ao JIE no início deste mês, quando a atividade foi divulgada.Segundo a organização, no total serão percorridos aproximadamente 26 quilômetros, seis deles dentro da usina.
     
A largada será na Rua Abay, em Cuiudad del Este, em frente à Chenson Victoria Mega Store. Depois de seguir pela Ponte da Amizade e a Avenida Tancredo Neves, os participantes vão atravessar a barreira de controle da usina e pedalar até o Mirante do Vertedouro. Na sequência, percorrerão o sentido oposto.
     
Durante o percurso, haverá sorteio de prêmios, mas só concorre quem fizer a inscrição, que é gratuita. Para se inscrever, basta chegar um pouco antes, no local da largada. O passeio é aberto a toda a família: das crianças aos idosos. Entre os prêmios estão quatro bicicletas mountain bike (uma delas, da marca GTS) e kits com camisetas.
         
Alex Iantas fez questão de elogiar a estrutura que encontrou na Itaipu, o que, segundo ele, facilitou muito a organização do passeio no percurso dentro da usina. “Os funcionários de Itaipu são muito profissionais naquilo que fazem. Ter a participação de Itaipu nos deixa muito seguros. Com certeza será um trabalho de excelência”, afirmou. Além da Itaipu, o passeio tem o apoio do Consulado de Taiwan em Ciudad Del Leste.