Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Participe da Semana Cultural Indígena
Tamanho da letra
31/03/2009

Que tal saber mais sobre as danças, artesanato, medicina natural e outros costumes dos índios guaranis da região Oeste do Paraná? Pois quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura indígena tem uma ótima oportunidade a partir do próximo sábado, 4 de abril.

 

É quando começam as atividades da Semana Cultural Indígena 2009, evento que mobiliza as reservas que recebem o apoio técnico e financeiro da Itaipu: Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D'Oeste, e Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu.

 

 

O convite é aberto a todos. Basta agendar e pagar R$ 3 para a associação indígena no local.

 

A Itaipu – por meio do Comitê Gestor Avá Guarani, do Programa de Sustentabilidade das Comunidades Indígenas – apoia a iniciativa. “Um dos pilares desse trabalho é o fortalecimento da cultura indígena por meio de eventos como esse”, explica a gerente da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD) da Itaipu, Marlene Curtis.

 

A Semana Cultural Indígena é a única época do ano em que as três reservas são abertas para visitas. “A semana é organizada pelas próprias comunidades, com a participação de vários parceiros em comemoração ao dia 19 de abril, Dia do Índio, quando naturalmente há uma maior procura sobre as atividades indígenas”, afirma Marlene. De acordo com a gerente, a cada ano os índios melhoram as atividades dos anos anteriores e integram as três comunidades.

 

Participar das atividades da semana cultural e comprar um artesanato são formas de contribuir com a sustentabilidade das comunidades indígenas. Confira, abaixo, a programação:

 

04 de abril de 2009

Caminhada na Natureza – Circuito Avá-Guarani
Reserva Indígena Tekoha Añetete – Diamante d'Oeste

 

14 a 17 de abril de 2009

8ª Semana Cultural Indígena
Reserva Indígena Tekoha Ocoy – São Miguel do Iguaçu

 

14 a 17 de abril de 2009

3ª Semana Cultural Indígena
Reserva Indígena Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã – Diamente d'Oeste

 

Atrações

 

Apresentações culturais das tradições, danças, medicina natural e venda de artesanato indígena. Ingresso: R$ 3,00.

 

Contatos

 

Para agendar visita à reserva Tekoha Ocoy, entrar em contato com Edite Telch no (45) 9951-0126; ou com o cacique Simão, no (45) 9932-0948.

 

Para agendar visitas à reserva Tekoha Añetete, entrar em contato com Jairo Bortolini, no (45) 8826-6426; ou com o cacique João Miru Alves, no (45) 8813-8179.

 

Para agendar visitas à reserva Tekoha Itamarã, entrar em contato com Mauro Dietrih, no (45) 9965-6210; ou com o cacique Erneto Mimby Centurião, no (45) 9932-0948.