Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Parecer inicial da Fifa é favorável a Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
16/07/2013

Foz do Iguaçu está tecnicamente habilitada a ser o centro de treinamento de uma das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O parecer inicial da Fifa foi favorável aos projetos apresentados pela delegação que esteve nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, para defender a candidatura iguaçuense.
 
Até 31 de outubro, data em que a Fifa irá anunciar oficialmente as cidades que poderão receber as seleções, terão que ser formalizados os contratos com os estádios e os hotéis que fazem parte da proposta de candidatura. “Depois disso, tudo vai depender da nossa capacidade de executar os projetos que apresentamos e de despertar o interesse de uma das seleções”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu.
   
Piolla fez parte da delegação iguaçuense, junto com o secretário municipal de Esportes, Anderson de Andrade, o diretor administrativo do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Ênio Eidt, e os assessores técnicos contratados para preparar os projetos da candidatura de Foz do Iguaçu.
    
A delegação foi recebida pelo CEO do Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa – Brasil 2014, Ricardo Trade; pelo coordenador de Competição e Serviços às Equipes, André Bello; e pela gerente de Competição e Serviços às Equipes, Valesca Fistarol de Araújo.
   
Anderson de Andrade avaliou que a receptividade da Fifa foi muito boa. Segundo ele, a construção do centro de treinamento para uma seleção poderá, posteriormente, ser um grande fator de atração para pré-temporadas de grandes times do Brasil e do exterior, “a exemplo do Coritiba, que há quatro anos escolheu Foz do Iguaçu”.
  
Diferenciais
   
Para Gilmar Piolla, Foz do Iguaçu tem uma série de diferenciais que facilitarão atrair o interesse de uma das seleções. O primeiro deles é a localização estratégica da cidade, que permitirá atender seis das 12 chaves que compõem a Copa do Mundo no Brasil. Foz está, por exemplo, a apenas uma hora de voo de Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá; está ainda a uma hora e meia de São Paulo, a uma hora e 45 minutos do Rio e a menos de duas horas de Brasília e Belo Horizonte.
   
A distância dos locais de treinamento e dos hotéis oferecidos na proposta em relação ao aeroporto também é outra vantagem de Foz do Iguaçu. O estádio do ABC, que é o que está mais longe, está a apenas dez minutos do aeroporto. A Fifa ainda poderá optar pelo estádio do Flamengo ou pelo Iguassu Resort. A distância é ainda menor no caso dos hotéis – o próprio Iguassu, o Bourbon e o Mabu.
    
Caso seja selecionado um dos dois primeiros campos, ABC ou Flamengo, já foi elaborado um projeto de arquitetura e engenharia para reforma dos vestiários e melhorias gerais. O gramado dos três campos também terá que ser readequado, para atender aos padrões da Fifa.
   
O sorteio das chaves está previsto para o dia 6 de dezembro, quando as seleções de cada país irão conhecer os locais de jogos e poderão, a partir disso, escolher as cidades onde farão os treinamentos.