Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Parceria de Itaipu e Meninos do Lago vai beneficiar mil pessoas, em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
16/04/2024
A Itaipu Binacional renovou o convênio com o Projeto de Canoagem do Instituto Meninos do Lago (IMEL) para atender mil alunos(as), entre crianças e adolescentes, adultos(as), idosos(as), pessoas com deficiência e mulheres que passaram pelo câncer de mama. O investimento da empresa é de R$ 8 milhões. A parceria tem duração de quatro anos. Atualmente, o projeto atende cerca de 900 pessoas, também com o apoio da usina.
 
Fotos: Divulgação/Meninos do Lago
 
Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o projeto, além de promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, colocou Foz do Iguaçu entre as referências do Brasil quando o assunto é canoagem. “É importante dar apoio para a formação de novos atletas, na canoagem ou paracanoagem, mas é fundamental entender também a importância de um projeto que abre horizontes para as pessoas e promove a inclusão social”, afirma.
 
Enquanto as crianças e adolescentes aprendem e se desenvolvem nas modalidades de caiaque polo e canoagem slalom, pessoas com deficiências limitadoras de membros inferiores praticam canoagem de velocidade, e as mulheres remam o “dragon boat”, popularmente chamado de canoagem rosa, que envolve especialmente mulheres sobreviventes do câncer de mama.
 
Aulas
As aulas acontecem em polos distribuídos por bairros de Foz do Iguaçu e também no Canal Itaipu, no Parque da Piracema, nas instalações da usina. “O trabalho com esse público visa promover a inclusão social por meio do esporte. As remadoras rosas também atuam como multiplicadoras da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e cuidado da saúde das mulheres”, explica a gestora do convênio por Itaipu, Luciany Franco.
 
A coordenadora do projeto Meninos do Lago, Magda Adriana Hida Couras, destaca que a parceria com a Itaipu é fundamental para o sucesso do projeto que, além de trabalhar com pessoas em situação vulnerável, também atua com cadeirantes e mulheres que tiveram câncer de mama. “É muito importante para a autoestima de todos os envolvidos. Isso sem contar a formação de grandes talentos da canoagem pelo projeto”, diz.
 
 
Caso de sucesso
Para o jovem Gerson Terres de Oliveira Júnior, de 14 anos, que há sete está no Meninos do Lago, o projeto oferece uma grande oportunidade. Morador da Vila C, ele já participou de diversos campeonatos pelo Brasil afora.  “Sou muito feliz em poder participar da canoagem.” 
 
Gerson conquistou mais de 40 medalhas e tem como sonho participar de campeonatos mundiais e olímpicos.  Ele disputa na categoria menor, em canoa e caiaque.
 
Gerson Terres de Oliveira Júnior, de 14 anos, conquistou mais de 40 medalhas e tem como sonho participar de campeonatos mundiais e olímpicos.  Ele disputa na categoria menor, em canoa e caiaque. Foto: arquivo pessoal.
 
Medalhas para o Brasil
O Imel é referência no esporte e na formação de talentos, como a campeã Ana Sátila. Em 14 anos de existência do Projeto Meninos do Lago – Canoagem, a instituição já conquistou para o Brasil 149 medalhas, em eventos internacionais.
 
Os atuais polos do projeto estão localizados em bairros populosos de Foz, considerados de alta vulnerabilidade, com ocupações irregulares e favelas. O projeto abrange os bairros Vila C, Três Lagoas, Lagoa Dourada, Porto Meira, Morumbi, Jardim São Paulo e Porto Belo. Um ônibus faz o transporte dos meninos e meninas participantes. 
 
São metas do projeto promover anualmente um encontro municipal, em Foz do Iguaçu; fazer o acompanhamento escolar e psicossocial dos alunos, zelando pela garantia de seus direitos e promovendo o acesso aos benefícios sociais e educacionais ofertados pela rede de proteção do município; e desenvolver atividades específicas rotineiras de fortalecimento de vínculos, com alunos(as) e seus ou suas responsáveis.