Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Parceria da Fiat com Itaipu pode aumentar
Tamanho da letra
01/07/2009

O presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, fez hoje uma visita técnica à Itaipu Binacional, acompanhado do diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso. Antes, Belini plantou uma árvore no Centro de Recepção de Visitantes (um araçá), ocasião em que foi presenteado com um livro sobre os 25 anos do Refúgio Biológico Bela Vista, do jornalista Marcos Sá Correia, e com uma peça produzida pelo programa Ñandeva.

 


Diretor técnico executivo da Itaipu, Antonio Otélo Cardoso, acompanhou a equipe da Fiat durante a visita à Itaipu
Belini teve a oportunidade de conhecer os principais aspectos da construção e da operação da usina, passando pela cota 225, cota 40, vertedouro, Sala de Despacho de Cargas, Sala de Comando Central e pelo eixo de uma unidade geradora em operação.

Por fim, o presidente da montadora conheceu a linha de montagem de veículos elétricos, parceria da Fiat com a Itaipu e a companhia suíça KWO. “A Itaipu é uma verdadeira obra de arte. É de tirar o fôlego. Mostra a capacidade do Brasil de enfrentar as crises, já que o tratado foi assinado no momento da crise do petróleo. É um exemplo de superação que por muitas gerações ainda vai contribuir para a sociedade brasileira e paraguaia”, afirmou Belini.

                  

Sobre o projeto veículo elétrico, o presidente afirmou que a Fiat acredita muito no futuro desse tipo de automóvel. “É um projeto que está evoluindo cada vez mais. Nosso grande desafio agora é buscar baterias com menos peso e maior eficiência, para assegurar que no futuro breve possamos ter um carro mais competitivo e de boa aceitação no mercado brasileiro”, disse, acrescentando que pretende estreitar mais a parceria com a Itaipu. “Acho que podemos nos aproximar ainda mais no campo da inovação tecnológica”.

"Nosso grande desafio agora é buscar baterias com menos peso e maior eficiência", disse Belini ao visitar o galpão G5.

       

Por fim, Belini afirmou que a experiência de realizar o lançamento de um veículo (a picape Strada Adventure cabine dupla) foi muito bem sucedida. “A rede de concessionárias e os jornalistas ficaram muito impressionados. É um lançamento que ficará na história dos lançamentos realizados pela Fiat no Brasil”.

    

Produção de baterias

    
A Itaipu firmou uma parceria com a universidade suíça de Biel para a produção de baterias de lítio polímero. Segundo explicou o coordenador do projeto Veículo Elétrico da Itaipu, Celso Novais, o fornecimento de baterias para os carros produzidos continuará sendo da empresa européia Mes-Dea, que fabrica as baterias Zebra. A intenção da Itaipu é pesquisar a produção de baterias de lítio para aumentar o domínio sobre a tecnologia de fabricação de veículos elétricos