Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Parceria com Itaipu abre novas oportunidades de negócios, diz ministro de Portugal
Tamanho da letra
18/06/2014

O ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima, afirmou nesta quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu, que a parceira entre Itaipu Binacional e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CEiiA), para desenvolver o Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), interessa ao estado português e abre novas oportunidades de negócios para os dois países.

“Portugal é um país pequeno, com 10 milhões de habitantes, e poder explorar a sua capacidade, a sua engenharia, o seu know-how a serviço de um mercado como o brasileiro, um país-irmão com 200 milhões de habitantes, é fantástico. Por isso, para nós esse é um projeto muito importante”, avaliou.

António Pires de Lima, que está no Brasil em missão oficial, veio a Foz do Iguaçu especialmente para a inauguração do centro de operações do Mob-i, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A solenidade contou com a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; da diretora financeira executiva, Margaret Groff; e do diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

A comitiva portuguesa incluiu o secretário de Estado Adjunto e da Economia do país, Leonardo Mathias; o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Miguel Frasquilho; o diretor-presidente do CEiiA, José Rui Felizardo – entre outras autoridades.

Segundo o ministro, Portugal vive um ótimo momento. Em 2013, as exportações do país subiram pelo quarto ano consecutivo – e o saldo da balança comercial de bens e serviços foi positivo pela primeira vez em 70 anos, alcançando 5,7%, segundo dados oficiais.

Pires de Lima ressaltou que, além aproximar o mercado dos dois países, a mobilidade elétrica inteligente traz a vantagem de desenvolver uma tecnologia ambientalmente correta, com reflexo positivo para toda a sociedade.

“Temos a convicção de que este é o caminho, não só para construir o desenvolvimento econômico dos países, mas também uma forma responsável e sustentável do ponto de vista ambiental”, indicou, acrescentando que, para Portugal, a parceria com Itaipu e a FPTI representa uma “aposta muito firme”.

Jorge Samek lembrou que as emissões de dióxido de carbono (CO2), pelos motores a combustão, têm pautado discussões em todo o mundo. Por isso, na avaliação do diretor-geral de Itaipu, o veículo elétrico – que é muito mais eficiente e não polui o ambiente – fatalmente estará presente no futuro da mobilidade.

“Estamos dando passos muito rápidos no sentido de termos uma matriz limpa, renovável”, afirmou Samek, para quem a parceria com o CEiiA é “importantíssima”. “É o casamento de duas instituições que têm objetivos comuns.”

Margaret Groff, que fez a apresentação do programa, destacou que “o Mob-i tem na essência a mobilidade elétrica a serviço das pessoas”. “Esse programa vai além do veículo elétrico”, disse. “O programa visa também pesquisas e a viabilização de novos negócios”, completou.

Etapas

O Mob-i foi lançado nacionalmente em março deste ano, também na Itaipu, com a presença do vice-primeiro-ministro português, Paulo Sacadura Cabral Portas. O programa prevê uma série de ações até 2020.

Inaugurado nesta quarta-feira, o centro de operações do Mob-i é uma das etapas previstas no projeto e permitirá o monitoramento, em tempo real, de veículos elétricos e eletropostos (dispositivos usados para recarregar as baterias) usados em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília.

Dados como condutor, localização, quilômetros rodados, potência, carga e até as condições do tráfego urbano poderão ser incorporadas ao sistema.
Na segunda fase, serão desenvolvidos modelos de compartilhamento de veículos e bicicletas elétricas, com uso de cartão eletrônico e aplicativos em smartphones. Na terceira fase, o Mob-i pretende fomentar a indústria para que transforme essa nova tecnologia em produtos para os mercados do Brasil, Paraguai e de toda a América Latina.

Visita a Itaipu

Antes da inauguração do centro de operações do Mob-i, António Pires de Lima e comitiva fizeram uma visita técnica a Itaipu Binacional, acompanhado da diretora Margaret Groff, e ao Parque Tecnológico Itaipu.

O ministro comentou que já conhecia Foz do Iguaçu e a usina, em viagem particular, acrescentando que “esse é um dos sítios mais bonitos do mundo, com energia positiva, e é exemplo de como se pode conciliar uma maravilha da natureza com projetos visionários de grande investimento e de desenvolvimento econômico e social”.

“Para nós, europeus, que temos precisamente no crescimento econômico com sustentabilidade ambiental um dos grandes desafios, é um exemplo extraordinário”, afirmou Lima.