Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Para presidente da Eletrobras, ações da Itaipu “podem ir mais longe”
Tamanho da letra
28/04/2011

O Projeto Veículo Elétrico (VE), os reparos na Unidade 06 e as energias renováveis foram os temas principais da primeira visita do engenheiro José da Costa Carvalho Neto à Itaipu como recém-empossado presidente da Eletrobras. O presidente foi recebido no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) por um grupo formado pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso;, o coordenador brasileiro do Projeto VE, Celso Novais; e o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.
       
“Fiquei muito satisfeito com o que vi. Estou visitando todas as empresas do setor elétrico para conhecer melhor a realidade do setor e acredito que muitos projetos da Itaipu podem ser levados ainda mais longe”, disse o presidente da Eletrobras. Para o diretor-geral brasileiro, a visita foi muito positiva: “Pudemos mostrar o que temos de melhor e esperamos abrir ainda mais portas para nossos projetos”, ressaltou Samek.

O presidente conheceu a equipe técnica e os diversos projetos relacionados ao VE, como o ônibus híbrido que vai circular durante a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 – parceria entre a Itaipu e a Eletrobras. “Será uma forma excelente de mostrar ao mundo a preocupação do Brasil com a sustentabilidade”, falou o presidente.

A bordo do Palio Weekend Elétrico, Carvalho Neto era só elogios. “É muito bom saber que o Brasil conta com esse tipo de tecnologia, que é o verdadeiro destaque no mercado automotivo da atualidade. Saber que a Itaipu desenvolve esse projeto, que promete tantos benefícios para o futuro do país, é um orgulho para o Brasil”, disse o presidente, impressionado com o silêncio do carro e a facilidade para dirigi-lo.
             
Para Celso Novais, o aval positivo de Carvalho Neto é muito importante para o projeto. “É um incentivo a mais para o desenvolvimento dos seis ônibus que vão circular com as delegações durante os eventos”, disse o coordenador.
      
Pesquisa e desenvolvimento
    
Durante a visita, Carvalho Neto pôde verificar o andamento da manutenção na Unidade 06, que está sendo desmontada para passar por reparos nas fissuras da pá da roda e do anel de desgaste inferior. O presidente gostou da iniciativa de envolver os próprios engenheiros da Itaipu no trabalho e quis saber detalhes sobre a operação, que deve ser finalizada em cerca de dez meses.
       
No Parque Tecnológico Itaipu, Carvalho Neto conheceu os projetos de pesquisa realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), as iniciativas do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) e do Laboratório de Biogás (Labiogás). A parceria entre a Itaipu e a Eletrobras para a produção de hidrogênio foi abordada pelo presidente, que enfatizou o interesse do governo brasileiro em viabilizar projetos de energias renováveis.