Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Países da Bacia do Prata discutem no PTI implantação do Centro de Saberes
Tamanho da letra
19/06/2007

Representantes dos cinco países que integram a Bacia do Prata (Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai) estão participando desde ontem, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de uma reunião sobre a implantação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata.

 

A reunião, que prossegue hoje, vai contar com a presença do coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Enrique Leff.

 

O Centro

 

O Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata está sendo constituído a partir da iniciativa conjunta da Itaipu Binacional, PNUMA, Fundação PTI, Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC) e países membros do sistema da Bacia do Prata.

 

O objetivo do centro é servir de interface no que se refere às questões socioambientais, promovendo a coleta, a sistematização e a difusão dos saberes e cuidados voltados à sustentabilidade da Bacia do Prata por meio de diferentes práticas metodológicas, como workshops, seminários, cursos de capacitação e desenvolvimento de projetos.

 

A proposta do centro é baseada em cinco diretrizes: a água como tema integrador; a Bacia do Prata como território operacional; o pensamento ambiental como marco conceitual das ações; a educação ambiental como mobilizadora social; e a construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.