Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Painéis interativos apresentam trabalho socioambiental da Itaipu para participantes da COP 28
Tamanho da letra
12/12/2023
Fotos: Fotos: Rafa Kondlatsch.
 
Os participantes da COP 28 que passam pelo Pavilhão Brasil podem conhecer a Itaipu, seus programas socioambientais e ações de recuperação de flora e fauna. Isso é possível por meio de um painel com um aplicativo que utiliza dados interativos para guiar o visitante pelos trabalhos desenvolvidos pela Binacional ao longo dos anos, bem como pelo novo programa Itaipu Mais que Energia, que atenderá 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.   
 
O sistema inteligente, desenvolvido pelo empregado Dirceu Machado, da Diretoria de Coordenação, conta com vídeos, gráficos e materiais criados para facilitar o acesso às informações. Há, por exemplo, uma tabela que mostra o carbono equivalente emitido pela usina para geração de energia em contrapartida ao carbono fixado pela faixa de proteção do reservatório. O saldo positivo é de mais de 3,8 milhões de toneladas ao ano, porque a faixa de proteção de Itaipu retém mais carbono que a empresa emite em suas atividades diárias.   
 
Já o outro painel, que roda no mesmo dispositivo, mostra o trabalho da Binacional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nele é possível acompanhar as ações da empresa em cada um dos ODSs e entender como as ações são, de certa forma, conectadas, complementares e ligadas à missão da Itaipu.   
 
 
Segundo o diretor-geral, Enio Verri, os painéis são uma forma prática e simples de traduzir em imagens e gráficos o resultado trabalho que a Itaipu vem desempenhando com bastante qualidade ao longo dos anos. “É importante mostrar para que as pessoas entendam de forma bastante didática essas ações. Esta é uma grande oportunidade de apresentar aos participantes da COP esse nosso esforço”, destacou. Os painéis ficaram disponíveis até o final do evento na entrada do Pavilhão Brasil.