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Outubro Rosa chega trazendo mais rapidez e comodidade para as beneficiárias do Plano de Saúde da Itaipu
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02/10/2023
 
A margem esquerda da Itaipu saúda a chegada do mês de outubro e, com ele, a campanha Outubro Rosa, anunciando uma novidade para incentivar na prática a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. A partir de agora, as beneficiárias do Plano de Assistência Médica, Hospitalar e Odontológica (PAMHO) podem fazer seus exames preventivos e diagnósticos de mamas sem a necessidade de auditoria prévia.
 
Veja, abaixo, a lista de procedimentos que contarão com a nova prática:
 
Mamografia convencional bilateral
Mamografia digital bilateral
Ultrassonografia de Mamas
Ressonância Magnética de Mamas (bilateral)
Cintilografia de mama (bilateral)
Ampliação ou magnificação de lesão mamária
 
 
O que mudou
 
A medida traz mais rapidez e comodidade às mulheres. Até então, ao demandar um dos procedimentos acima, era necessário iniciar o processo encaminhando o pedido à análise de um médico auditor. O hospital, laboratório ou clínica precisava inserir um pedido no portal do PAMHO e aguardar a liberação para agendar o procedimento – o que poderia levar alguns dias.
 
Assim, os exames de mama que antes precisavam ser previamente liberados agora podem ser realizados sem essa auditoria inicial. Basta se dirigir até os serviços de radiologia credenciados, munida do documento de identidade, cartão do plano de saúde (o digital, que pode ser obtido pelo aplicativo do PAMHO, ou o último cartão físico emitido) e o pedido médico para fazer os exames.
 
Para os exames profiláticos ginecológicos de Colposcopia e Papanicolau, importantes para prevenir o câncer de colo de útero, já não era necessária a liberação prévia – e assim continua.
 
Segundo a gerente da Divisão de Administração de Benefícios, Regiane de Freitas, ao facilitar os procedimentos que podem detectar precocemente o câncer a Itaipu dá mais um importante apoio à saúde das beneficiárias do PAMHO. “Além de realizar o autoexame, é essencial contar com uma assistência médica de confiança para garantir conforto e atendimento qualificado em todos os processos, e agora isso pode ser feito de maneira ainda mais ágil”, afirma.
 
Outubro Rosa
 
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. Mas há medidas preventivas que ajudam a reduzir o risco da doença. A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a prevenção e conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
 
Sensível ao tema, a Itaipu apoia a campanha Outubro Rosa. Além da maior agilidade no encaminhamento de exames preventivos contra o câncer de mama, outras ações acontecerão ao longo do mês para reforçar a campanha na empresa – entre elas, o espetáculo Itaipu Iluminada (ofertado aos turistas nas noites de sextas e sábados) na cor rosa; distribuição de material informativo e publicações de vídeos educativos e de materiais de engajamento e divulgação da campanha, como banners na nova intranet e assinatura de e-mail com o tema.
 
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