Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Oficinas abrem 2ª edição de festival internacional de curtas em Foz
Tamanho da letra
20/09/2013

Uma série de oficinas abre neste fim de semana a programação do Curta Iguassu - The Fast Forward Filmaking Festival, iniciativa que começa neste sábado (21) e vai até o domingo da próxima semana (29), com a meta de promover a produção de curta-metragens em uma maratona de 48 horas. O patrocínio é da Itaipu Binacional e a realização do Polo Iguassu.

A ação será promovida pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo secundário de transformar a região trinacional em um polo audiovisual latino-americano. São esperadas para o evento mais de 200 pessoas, divididas em 35 equipes de diversos Estados do País, além de Paraguai e Argentina. A equipe vencedora receberá R$ 3 mil. As inscrições começaram em 12 de julho e se estenderam até o último dia 8.

A primeira etapa começa neste sábado (21), com oficinas de som, documentário, produção e videodança. As atividades – que também são abertas à comunidade e aos turistas – acontecem das 10h às 17h no Ecomuseu de Itaipu, na Fundação Cultural e no Hotel Bella Itália.

No domingo (22), as equipes participam do Projeto Roda Aí, da RPC TV. A ideia é ensinar técnicas de produção para a TV. A atividade será no Hotel Village Cataratas, em Puerto Iguazu.

A programação continua ao longo da semana, com oficinas em escolas públicas de Foz, exibições de filmes e espetáculos teatrais. Todas as atividades são gratuitas. Na quarta-feira (25), está prevista a exibição do documentário Elena - o filme, às 20h, na Praça da Marinha.

Maratona cinematográfica

O ponto alto do festival ocorre entre nas 48 horas entre às 10h de sexta-feira (27) e às 10h de domingo (29). Este é o prazo que as equipes terão para escreverem os roteiros, filmarem e editarem seus curtas de até três minutos e meio de duração. Os temas serão sorteados na sexta. A proposta é inspirada no Fast Forward Filmaking Festival, promovido nos Estados Unidos e Portugal.

A exibição dos vídeos e o anúncio dos vencedores será as 19h30 do domingo, no Sandya Party Bar.

Na primeira edição, em 2012, o filme vencedor foi Bicitáxi, produzido pela equipe Lamparina, formada por profissionais e estudantes da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). Ao todo, foram 16 filmes na disputa. Neste ano, o número de participantes mais que dobrou, com as 35 equipes, sendo 23 delas de Foz do Iguaçu.

Para mais informações sobre o Festival, entre em contato com Juliano Vale no (45) 9818-0606 ou Alexandre Andreatta, no (45) 9905-1904.