Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Nota de pesar: Itaipu lamenta morte de Marta Costard
Tamanho da letra
10/08/2023

Marta, em 2015. Foto: Alexandre Marchetti
 
A Itaipu Binacional lamenta a morte da colega assistida pela Fibra, Marta Costard, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um câncer de bexiga. Ela morreu às 13 horas desta quinta-feira (10), em Porto Alegre (RS), onde estava internada para tratamento de saúde. Seu corpo está sendo velado em Cachoeira do Sul e será cremado nesta sexta-feira (11), em Santa Maria. 
 
Ex-gerente de Relações Públicas da Itaipu (CSRP.GB), ela se aposentou em 2015, depois de se dedicar por quase 27 anos à empresa. Em matéria publicada no Jornal de Itaipu Eletrônico, o JIE, em 13 de novembro de 2015, pouco antes de se despedir da empresa, Marta Costard contou que sentia orgulho por ter sido pioneira e inovadora na área, onde entrou como profissional de nível superior e fez carreira invejável.
 
Como RP de Itaipu, Costard atendeu milhares de visitas institucionais, entre elas, rainhas, príncipes, princesas, atores, atrizes, presidentes, ministros e outras autoridades e personalidades nacionais e internacionais. 
 
Além de seu trabalho na binacional, ela foi protagonista de uma campanha de voluntariado entre as mulheres para ajudar o Hospital do Câncer Erasto Gaertner, de Curitiba, um dos mais importantes do Brasil. Graças a esta ação, a Fundação Stephen Kanitz concedeu à Itaipu o prêmio Empresa Voluntária.
 
Outra iniciativa de Costard foi a criação da Campanha da Estrelinha, hoje encabeçada pelo Programa Força Voluntária. A ação foi inspirada no Natal Branco, uma iniciativa do colégio da Igreja Metodista, onde ela estudou, no Rio Grande do Sul. 
 
À ela e a todos os familiares e amigos(as), a Itaipu presta toda a sua solidariedade.