Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
No Dia da Árvore, Itaipu promoveu webinar sobre o tema "Saúde Planetária e Bem-Estar Humano"
Tamanho da letra
22/09/2023
Imagens: Divulgação/EIS
 
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Itaipu Binacional, por meio da Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), promoveu, nessa quarta-feira (21) o encontro on-line “Saúde Planetária e Bem-Estar Humano”, mediado pelo diretor-presidente do Instituto Ideia Ambiental, por Roberto de Almeida. O objetivo do webinar foi discutir, com diferentes públicos, as necessidades e oportunidades de mudanças de comportamento dos cidadãos, visando uma vida saudável para si e para o planeta. O webinar está disponível no canal da EIS no YouTube: https://youtu.be/T4B0nEnO_5M .
 
A Saúde Planetária é um campo de estudo interdisciplinar e uma iniciativa global que busca enfrentar os desafios relacionados às mudanças ambientais e às atividades humanas que impactam negativamente o planeta. Esse campo reconhece que a degradação dos ecossistemas e a perda da biodiversidade têm um impacto direto na saúde e no bem-estar humano.
 
Wilson Zonin, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, chamou a atenção para as pautas globais emergenciais, especialmente aquelas relacionadas às mudanças climáticas. "Tudo que foi previsto pela ciência há décadas está se concretizando. Precisamos das florestas em pé, pois elas são fundamentais para a biodiversidade e para a fixação de carbono", afirmou.
 
 
Segundo Roberto de Almeida, os três principais riscos para a saúde planetária até 2030 são as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a poluição, todos resultantes das atividades humanas e de suas cadeias produtivas que historicamente não foram estruturadas com base no desenvolvimento sustentável. "Até agora, vivemos em um espectro onde o ser humano se coloca acima de todos os outros animais e seres vivos, e, portanto, com direito à exploração desenfreada desses recursos em benefício próprio", explicou Roberto.
 
Para o especialista, o caminho para enfrentar os desafios que afetam a saúde planetária está no agir conjunto entre o poder público, o setor privado e a sociedade, atuando em sinergia para o desenvolvimento de políticas, soluções, inovações, investimentos, além da adoção de práticas mais sustentáveis, que diminuam a pegada ecológica e a sobrecarga da Terra.
 
 
Angicos
 
Ainda no dia 21, a EIS lançou uma campanha especial em suas redes sociais apresentando a publicação “Angicos” - que integra a Série FanBio (Fanáticos por Biologia), idealizada por professores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
 
A fanzine “Angicos” é resultado de um projeto de pesquisa que se concentrou na flora de espécies lenhosas do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). O objetivo principal foi coletar, identificar e documentar essas espécies no Herbário Evaldo Buttura (EVB). O fanzine destaca as diferenças entre espécies que compartilham nomes populares semelhantes, visando corrigir confusões comuns na identificação de plantas. Antes desse estudo, muitas plantas eram identificadas apenas pelos nomes populares, que podem variar regionalmente. O projeto foi uma colaboração entre professores da Unila, bolsistas e equipes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu - Brasil (PTI).
 
A campanha e a publicação podem ser acessadas em www.instagram.com/eisustentabilidade.