Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
No Dia da Árvore, balões lançam sementes
Tamanho da letra
22/09/2009

O Dia Mundial da Árvore ganhou tons de celebração da natureza e até ares de feriado nos municípios da Bacia do Paraná 3, nesta segunda-feira, dia 21. Em cada uma das 29 cidades da BP3 foram soltos, simultaneamente, mil balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas, como ipê, angico, paineira e aroeira, entre outras.

 


A soltura dos balões em Foz do Iguaçu foi presenciada por 3 mil crianças 

Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, a iniciativa de espalhar sementes em balões partiu dos agentes ambientais dos municípios da Bacia do Paraná 3. A ideia foi aproveitar o Dia da Árvore como ponto de partida para estimular o plantio e o respeito pela natureza.

  

“O simbolismo é forte, mas não deve ficar restrito ao dia 21 de setembro, pois todo dia deve ser dia da árvore, plantando ou adotando uma”, afirmou Friedrich. “O mundo só vai resolver o seu grande problema se reassumir a sintonia com a natureza, e dentro dela a árvore tem um papel decisivo”.

 


Nelton Friedrich plantou uma árvore na Escola Municipal Padre Luigi, em Foz do Iguaçu

O diretor de Itaipu participou da soltura de balões na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, na Vila C, em Foz do Iguaçu, numa festa que reuniu cerca de três mil pessoas. Além das crianças do colégio anfitrião, também participaram alunos das escolas municipais Professor Paulo Freire e Pedro Viriato Parigot de Souza, do Colégio Caesp e da creche Flor de Liz.

   

A iniciativa teve a aprovação de Paulina Simões, diretora da Escola Padre Luigi. “É uma forma lúdica de as crianças compreenderem a importância de preservar o meio ambiente”, disse Paulina.

 

Em Medianeira, crianças de todas as escolas municipais e estaduais se reuniram na praça central para soltar os balões. A batida ficou por conta da fanfarra do Colégio Estadual João Manoel Mondrone. Repiques e cornetas marcaram o compasso da festa.

 

“É importante, vai ajudar a nascer mais árvores na natureza”, disse Iuri, de 10 anos, da 4ª série da Escola Tancredo Neves. Alguns balões escaparam antes de chegar o momento exato da soltura, marcada para as 14h30. Ao término da contagem regressiva, o céu de Medianeira se coloriu com o verde, amarelo, azul e vermelho, as cores de Itaipu.

 


Até o vento ajudou . Após soltos, os balões voaram rumo ao Parque Nacional do Iguaçu

Em Marechal Cândido Rondon também teve festa. Cerca de 300 alunos das escolas municipais participaram da festividade, que incluiu apresentações culturais e o lançamento dos Programas Berçário Natural, Aquecedor Solar Ecológico e entrega das lixeiras ecológicas para as escolas públicas e para o Parque de Lazer Anitta Wanderer.

   

“Resolvemos integrar todas as ações voltadas ao meio ambiente e ao turismo, que agregam um mesmo projeto”, disse Celiria Smaniotto, gestora ambiental da Itaipu e funcionária da Secretaria de Educação da Prefeitura de Marechal Rondon.

 

Para a diretora da Escola Municipal Jena Pieget, Lisiane Figuer Terre, a iniciativa é fundamental para a conscientização das crianças e jovens. “Até porque nossos alunos exigem e têm interesse em saber mais sobre o meio ambiente e a natureza”, frisou.