Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
No coração de Itaipu: trabalho sincronizado na 225
Tamanho da letra
27/03/2009

Dia 16 de março, segunda-feira. Uma das primeiras atividades para iniciar a inspeção da U07 é o fechamento das comportas de manutenção, os stop-logs. Mais de 150 empregados envolvidos na parada se espalham pela máquina para trabalhar. Mas 12 deles permanecem a apenas alguns metros dos stop-logs. 

 

 

Os 12 fazem parte do pessoal da manutenção mecânica responsável pela troca das rodas de deslizamento da comporta de serviço.

 

Lá no alto da barragem, na tomada d’água, dois guindastes e duas equipes de empregados brasileiros e paraguaios trabalham sincronizados. Cada "time" fica focalizado na fileira de 32 rodas de cada lado da comporta (total de 64 rodas). E mãos às obras.

 

A troca das rodas da comporta de serviço é uma das atividades que tomam mais tempo nessa parada da máquina. Com a comporta levantada, mas sob a proteção dos stop-logs, os técnicos fazem uma limpeza geral na área para expulsar teimosos moluscos bivalves.

 

Então, as duas equipes se posicionam diante de uma parede de 260 toneladas de puro aço, medindo 16 metros de altura por oito de largura. Nas laterais da comporta, duas fileiras de rodas de aço-carbono, pesando 240 quilos cada roda. Uma a uma, elas são retiradas e trocadas por outra nova.

 

Duas equipes, um objetivo

 

Pode até parecer uma disputa para ver qual equipe é mais rápida. Mas o resultado é um sonoro empate. “Aqui não é competição, temos que terminar o trabalho juntos”, contemporiza o técnico da SMMU.DT Valdomiro Francisconi, que faz parte do time do lado esquerdo da comporta.

 

Após serem retiradas, as rodas são levadas pelo guindaste. Elas serão recuperadas. Depois de receber uma camada de aço inoxidável serão montadas, posteriormente, em outras unidades. “Depois de concluído o trabalho, não será mais preciso trocar essas rodas”, explica Ronaldo Dornelles Duarte, responsável pela manutenção na tomada d’água. “Elas têm uma garantia de 30 anos, mas podem durar muito mais.”

 

Na cota 214, um técnico da Operação acompanha as atividades. A cada quatro rodas substituídas, ele faz a comporta descer alguns metros, para que o trabalho continue.

 

Engenharia Civil

 

Fim de quase duas semanas de atividades. Os dois times completam juntos seu trabalho. As rodas estão prontas para fazer a comporta deslizar suave, se preparando para a volta da unidade 07.