Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
No coração de Itaipu: o curso da água
Tamanho da letra
01/04/2009

Nem toda água que chega a uma unidade geradora vira energia. Enquanto grande parte dela entra no sistema rodopiante da turbina, outra tem um destino diferente: é usada para o arrefecimento dos equipamentos da máquina e dos transformadores.   

 

Para que esta pequena porção cumpra seu papel, uma rede de tubulações se espalha pela casa de força até a unidade geradora, tendo como ponto de partida a caixa espiral.

 

Manter esta teia hídrica em funcionamento é papel da Divisão de Manutenção Mecânica de Serviços Auxiliares (SMMA.DT). Na parada da U07, a equipe liderada pelo engenheiro mecânico Gerson Pretti inspecionou tubulações, válvulas, filtros e reservatórios e fez as manutenções necessárias.

 

Após passar pela caixa espiral, parte da água é captada e levada para um filtro chamado cuno-flo, na cota 92, onde passa uma vazão média de 38 mil litros de água por minuto. A função é barrar partículas acima de 1 milímetro de diâmetro da água que segue para o arrefecimento da unidade e dos transformadores.

 

“Fizemos uma limpeza completa no filtro”, afirmou Gerson. Segundo ele, quando a unidade está em operação, o filtro passa por constante limpeza automática. A manutenção conferiu se este sistema automático estava em ordem. Estava.

 

Refresco para os transformadores

 

Após passar pelo filtro, parte da água segue para a unidade geradora. Outra parte é armazenada em um reservatório na cota 111, o RWR, e de lá segue para os trocadores de calor dos transformadores. São 28 mil litros armazenados, que correm pela tubulação a um fluxo médio de 4,8 mil litros por minuto em direção aos transformadores.

 

Três válvulas boias mantêm o nível do reservatório constante. A equipe da SMMA.DT tratou de recuperar essas válvulas e suas hastes, desgastadas pela corrosão provocada pela água. O reservatório também passou por reparos efetuados pelo pessoal da Manutenção Civil.

 

Por falar em transformadores, confira em seguida a manutenção feita lá nos trafos, na cota 108.