Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
No coração de Itaipu: o controlador de velocidade
Tamanho da letra
31/03/2009

O atento leitor deve se lembrar da manutenção do sistema controlador de velocidade – os braços inertes dos servomotores, os mancais intermediários revisados um a um, a troca do óleo. Pois para operar poderosos braços e todo este conjunto é necessário um cérebro. E ele também passou pela inspeção na parada da U07. 

 

É o regulador eletrônico de velocidade, um jogo de módulos eletrônicos e circuitos que envia informações elétricas para fazer os servomotores trabalharem.

 

O ‘cérebro’ está conectado ao sistema de transmissão. De acordo com a necessidade do sistema, ele ajusta mais ou menos carga à máquina: servomotores em movimento, abre e fecha de palhetas, mais ou menos água na turbina e por aí vai.

 

Para manutenção do regulador, a equipe da Divisão de Manutenção Eletrônica (SMME.DT) entrou em ação. Eles inspecionaram toda a eletrônica do controle, ajustando módulos e dispositivos. “A manutenção preventiva evita a parada da máquina por falhas”, afirmou o técnico especializado Emílio Carlos Ruiz, da Divisão de Manutenção Eletrônica (SMME.DT). “Por isso Itaipu bate todos os recordes de disponibilidade das unidades geradoras.”

 

Após os ajustes, os técnicos fizeram um ensaio com todo o regulador. Um software fazendo o papel de sistema elétrico e de unidade geradora, simulou as diferentes informações de frequência e potência para conferir as respostas do regulador.

 

Controle da máquina

 

O regulador eletrônico de velocidade fica na cota 108, no quartel general da parada da máquina. Por ali, aliás, está todo o controle da unidade geradora desde o aterramento até a conexão com a subestação isolada a gás (GIS). Da partida da máquina a sua parada para manutenção.

 

O sistema de proteção da unidade, como é chamado, passou por uma revisão completa em seus circuitos eletrônicos. Um software simulou todos os parâmetros de falha da máquina para conferir o funcionamento de cada relé. Quando o sistema voltar às mãos da Operação, deve estar em funcionamento perfeito.