Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Nível do Rio Paraná continua em queda
Tamanho da letra
01/07/2013

O nível do Rio Paraná na altura da Ponte da Amizade continua baixando gradativamente, tendência que deve prosseguir nos próximos dias. Entre às 9h de sexta-feira (29) e às 14h desta segunda-feira (1º), as margens do rio retrocederam 1,60 metro, passando de 120,19 metros para 118,59 metros acima do nível do mar.

No domingo (30), o reservatório de Itaipu ainda recebia um grande volume de água – uma média de 23.840 metros cúbicos por segundo (m³/s), mas a tendência é de redução, segundo a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu.

Nas Cataratas, passarelas liberadas

A vazão ficou a mesma nas Cataratas do Iguaçu, se comparado os dados de sexta, às 9h, e desta segunda, às 13h. Pelas quedas passavam 8.273 m3/s nos dois horários, porém, este volume ainda pode sofrer variação. No fim de semana, as passarelas foram liberadas para os turistas.

Alerta permanece

A boa notícia da redução da cheia não exclui o alerta aos ribeirinhos. Segundo a Superintendência de Operação de Itaipu, apesar das informações meteorológicas disponíveis hoje apontarem apenas para chuvas leves nos próximos dias, não está excluída a possibilidade de a cheia prosseguir e do nível do Rio Paraná aumentar novamente.

Atualmente, estão afetadas pelas enchentes cerca de 170 casas no bairro San Rafael e outras 60 no bairro Remansito, ambos no Paraguai. Na semana passada, eram 450 casas atingidas na margem paraguaia. No lado brasileiro, instalações no Porto Meira também continuam sob as águas.