Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Niclevicz encara novo desafio nas Cataratas do Iguaçu nesta sexta-feira
Tamanho da letra
03/11/2011

O alpinista Waldemar Niclevicz, famoso por ter sido o primeiro brasileiro a chegar ao topo do Everest, enfrentará nesta sexta-feira (4) o desafio de atravessar de tirolesa um turbilhão de quase três milhões de litros de água por segundo nas Cataratas do Iguaçu. A travessia está programada, inicialmente, para ocorrer entre 9h e 10h.
 
A tirolesa de 155 metros de comprimento na Garganta do Diabo será feita em apoio à candidatura das Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A atração está entre as 28 finalistas no concurso mundial, que termina no dia 11 de novembro.
 
Niclevicz atravessará a Garganta do Diabo, suspenso por uma corda, entre uma rocha no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu até o mirante no lado argentino. A atividade será transmitida on-line pela internet.
 
Preparativos
 
Na tarde desta quinta-feira (3), o alpinista fez o reconhecimento da área, a montagem dos equipamentos e o acompanhamento do Rio Iguaçu. Normalmente, nesta época do ano, a vazão média registrada no local é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Durante a tarde, o volume chegou a 2.568 metros cúbicos de água por segundo. A vazão deve cair para 2.300 metros cúbicos por segundo nesta sexta-feira, conforme previsto pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT) de Itaipu.
 
Esta será a segunda vez que Niclevicz fará travessia nas Cataratas do Iguaçu. A primeira vez foi em 2001. “Naquele momento, foi a realização de um sonho. Agora, o desafio tem um motivo ainda mais especial, que é consagrar as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza”, disse o alpinista.
 
Niclevicz, que é iguaçuense, enfrentou em fevereiro deste ano uma tirolesa na maior cachoeira do mundo, a Salto Angel, na Venezuela. “Foi incrível, mas nada se compara à beleza das Cataratas do Iguaçu. Sinto uma profunda gratidão a Deus por uma de suas mais perfeitas e fantásticas criações ficar justamente no lugar onde nasci, em Foz do Iguaçu”, completou.
  
Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, este evento midiático servirá para atrair a atenção das pessoas para a campanha Vote Cataratas, ao mesmo tempo em que divulgará o potencial dos roteiros de ecoaventura do Destino Iguaçu.
 
A eleição das Sete Novas Maravilhas da Natureza teve início em 2007, envolvendo 440 atrações de 220 países. As Cataratas estão entre as 28 finalistas.
    
Como votar

Faltam apenas oito dias para o fim da eleição organizada pela Fundação New Seven Wonder. E nesta reta final, cada voto é importante. Há três maneiras de votar: pelo site do Vote Cataratas, pelo Facebook ou pelo celular.
 
Para votar pelo site, acesse www.votecataratas.com. Logo no banner principal há a mensagem "clique e vote". O link vai encaminhar o internauta para o site da Fundação New Seven Wonder. Aí é só preencher o cadastro, votar e esperar, por e-mail, a confirmação do voto.
 
Pelas redes sociais, a campanha tem uma página no Facebook. O endereço é www.facebook.com/votecataratas. A comunidade também tem um link que leva à página oficial do concurso.
 
A votação ainda pode ser feita pelo celular. Basta enviar uma mensagem de texto com a palavra "Cataratas" para o número 22046. Você pode votar quantas vezes quiser (o custo é de R$ 0,31 mais impostos).