Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Natal Águas e Luzes: Gramadão e Praça da Paz ficam iluminados até esta sexta-feira (5)
Tamanho da letra
04/01/2024
Depois de 35 dias de programação, o Natal Águas e Luzes, de Foz do Iguaçu, no Paraná, termina nesta sexta-feira (5). Até lá, população e visitantes terão a oportunidade de conferir a iluminação e a decoração temática do Gramadão de Itaipu, na Vila A, com mais de 500 mil pontos de luz, e da Praça da Paz, no Centro da cidade. 
 
Fotos: Marcos Labanca/Itaipu Binacional.
 
Outra opção é a gastronomia, com a feirinha de Natal da JK, das 19h às 23h. O espaço tem sido um ponto de encontro da comunidade, que aproveita para passear, fazer compras e se alimentar com as delícias oferecidas no local. Excepcionalmente, a pedido dos(as) feirantes, a feirinha temática será mantida até domingo (7). Depois, voltará a funcionar no formato normal. 
 
A Prefeitura de Foz do Iguaçu está preparando para divulgação um balanço de público e de arrecadação de brinquedos e alimentos doados pelos visitantes que passaram pelo Natal Águas e Luzes. Mas já dá para adiantar: “Foi um grande sucesso”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “O pessoal prestigiou o calendário de atividades que preparamos com tanto carinho para esse período. E, se em 2023 foi bom, em 2024 será ainda melhor”, acredita.  
 
Os atrativos do Natal Águas e Luzes vêm encantando turistas e moradores(as) da região desde o dia 2 de dezembro. O evento é uma promoção da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e outras instituições.
 
Encantamento
 
O Natal Águas e Luzes reuniu mais de 26 atrações artísticas, entre shows e espetáculos. A programação contou com apresentações do Frei Gilson, religioso que arrasta multidões, e também foi marcada pela participação de artistas locais em orquestras e espetáculos natalinos.
 
O “Natal dos Brinquedos Mágicos”, da Cia Despertar Produções, levou mais de 10 mil pessoas para o Gramadão de Itaipu, na Vila A, com um espetáculo inesquecível. Teve nevasca, Papai Noel voador e drones formando desenhos temáticos no céu.
 
Na ocasião, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, disse que o Natal Águas e Luzes é um importante momento no qual Itaipu, em parceria com outras instituições, trabalha para a comunidade de Foz do Iguaçu. "É uma grande satisfação ajudar a construir este período de fraternidade, reconciliações e desejos por um futuro melhor.”
 
 
Outros atrativos
 
No Centro da cidade, duas paradas (desfiles de Natal) encantaram o público na Avenida Jorge Schimmelpfeng. 
 
Numa iniciativa paralela, Itaipu e PTI levaram o espetáculo Energia de Natal a 16 municípios lindeiros com o espetáculo natalino encenado pela Companhia Projeto Broadway, de Curitiba. A encenação foi feita numa carreta-palco. 
 
Em 2023, também foi lançado o concurso de decoração de Natal em três categorias - residencial, comercial e meios de hospedagem -, com prêmios que podem chegar a R$ 10 mil.