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Ñandeva promove curso para designers e gestores
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15/04/2009

O Centro de Cultura e Tecnologia para o Artesanato Ñandeva, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai promover, durante esse ano, um curso de aperfeiçoamento para designers e gestores de programas de artesanato.  

 


 

Esse curso visa formar pessoas com conhecimento e preparo para atuar na organização, planejamento e coordenação de programas e projetos de artesanato, com foco na gestão.

O aperfeiçoamento está sendo promovido pela Fundação PTI, em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), Ministério de Ciência e Tecnologia e Sebrae. A programação inicia no dia 17, sexta-feira, e segue até outubro. O curso foi formatado para promover uma troca de experiências, permitindo que o aluno tenha, além da reflexão teórica, a possibilidade de aplicar os conteúdos com os artesãos da região.

A iniciativa de promover essas capacitações se deu após a detecção da carência de profissionais da área na região. “Periodicamente, o Ñandeva promove oficinas de capacitação para artesãos da região. Porém, sempre convidamos designers de outras regiões para ministrarem essas capacitações. Agora, com esses cursos, queremos formar pessoas daqui que, depois, poderão levar os conhecimentos adquiridos para suas cidades”, disse o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.
 
“A ideia é formar competências regionais, pessoas capacitadas que sejam capazes de levar adiante programas de artesanato”, complementou o diretor. Segundo ele, esse trabalho vai contribuir para o crescimento e reconhecimento do setor artesanal da região. Ele ressaltou ainda que o Centro de Tecnologia para o Artesanato Ñandeva está trabalhando intensamente para atender as demandas dos artesãos da região.

A programação está dividida em oito módulos, comuns aos dois públicos, e dois módulos específicos tanto para gestores, como para designers. O curso começa no dia 17 de abril, com o início do primeiro módulo “Introdução ao Artesanato”. Nos dias 8 e 9 de maio, será ministrado o segundo módulo “Políticas públicas e organização do setor artesanal”.

Nos dias 22 e 23 de maio, o terceiro módulo do curso vai abordar “Artesanato e Cultura”. Já em junho, começa o quarto módulo “Artesanato e Mercado”, nos dias 5 e 6. Nos dias 19 e 20, acontece o quinto módulo, com o tema “Artesanato e identidade regional, formas de apropriação e representação”.

Em julho, será realizado o sexto módulo com o tema “Materiais e processos artesanais”, nos dias 10 e 11. Já em agosto acontece o sétimo módulo, com o tema “Coordenação de equipes e a relação com artesãos”, nos dias 7 e 8. Em setembro, será realizado o oitavo módulo “Didática para o trabalho com artesão e ética profissional”, nos dias 11 e 12.

No mês de outubro serão ministrados os módulos específicos nos dias 2 e 3 e nos dias 23 e 24. No Núcleo de Gestão, os participantes terão acesso aos conteúdos “Gestão – Sustentabilidade financeira do artesanato” e “Gestão – Planejamento estratégico para o artesanato”. Já no Núcleo de Design, os participantes vão acompanhar os temas “Design – Sistematização do trabalho e uso de ferramentas de acompanhamento” e “Design – Embalagem e comunicação visual para o artesanato”.