Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Na Hora do Planeta, Itaipu suspende Iluminação da Barragem
Tamanho da letra
22/03/2013

Pelo terceiro ano consecutivo, a Itaipu Binacional – a maior usina em geração de energia limpa e renovável do mundo - participará da Hora do Planeta. Por isso, no sábado (23), entre 20h30 e 21h30 (horário de Brasília), não haverá a apresentação do espetáculo Iluminação da Barragem, um dos atrativos do Complexo Turístico Itaipu.

Nesta data e hora, os 747 refletores usados no espetáculo de luzes nas catedrais de concreto da barragem e nas torres de transmissão permanecerão desligados, quando acontece o movimento mundial contra o aquecimento global. A adesão não interfere na produção de energia.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da Rede WWF (World Wildlife Foundation) internacional. No mundo todo, empresas e órgãos públicos vão desligar suas luzes, por uma hora, para conscientizar as pessoas em relação ao uso racional de energia.

Engajamento

A adesão de Itaipu ao movimento simboliza o compromisso da empresa com a sustentabilidade do planeta. Geradora de energia a partir de uma matriz limpa, a hidráulica, a usina tem se destacado não apenas pelos seus recordes mundiais de produção anual – batido novamente em 2012 – mas pelos seus princípios socioambientais.

Desde 2003, iniciativas como o Programa Cultivando Água Boa (CAB)  tem sido reconhecidas como case de sucesso em eventos como a Rio+20. O programa é desenvolvido pela binacional em 29 municípios da Bacia do Paraná 3, onde está localizado o reservatório de Itaipu.

A hidrelétrica, que também desenvolve projetos e programas nas áreas de energias renováveis, é signatária do Pacto Global da ONU e adotou a Agenda 21, os Objetivos do Milênio, a Carta da Terra, o Pacto das Águas, o Protocolo de Kyoto e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

No ano passado, a empresa lançou seu Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), política de boas práticas adotadas para eficiência. Entre  as iniciativas, destaque para as compras sustentáveis e a redução de insumos nos processos.  

Atração turística

A Iluminação da Barragem faz parte do roteiro de visitas do Complexo Turístico Itaipu (CTI), nas duas margens da usina – a brasileira e a paraguaia. A atração acontece sempre às sextas e sábados.

Para não perder o espetáculo, o público poderá assistir normalmente à Iluminação da Barragem, nesta sexta-feira (25). Em Foz do Iguaçu, as saídas para a visita especial são feitas a partir do Centro de Recepção do Visitante (CRV), às 20h. As reservas podem ser feitas no Complexo Turístico Itaipu (CTI) pelo site http://www.turismoitaipu.com.br/.