Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Mutirão de limpeza no lago de Itaipu começa terça-feira (11)
Tamanho da letra
06/11/2014

A nova etapa do mutirão de limpeza no lago de Itaipu, promovido pela binacional em parceria com pescadores da região, começará por Pato Bragado, na próxima terça-feira (11). A ação acontece nos pontos de pesca 44, 45, 46 e 47, no braço do Rio São Francisco Verdadeiro, com sete embarcações dos próprios pescadores.

A saída será às 8h, com intervalo para almoço às 12h. Das 15h às 17h está previsto o recolhimento do lixo recolhido para a destinação correta. Na última iniciativa, foram retiradas 33 toneladas de resíduos, sendo mais da metade reaproveitada pelas prefeituras nas cooperativas de reciclagem. O trabalho tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Na segunda-feira (10), Itaipu distribuirá os kits com bonés, camisetas, luvas, combustíveis e sacos de ráfia para os voluntários. A nova etapa do mutirão ocorre no período de defeso, quando há proibição de pesca das espécies nativas em fase de reprodução (piracema). A restrição começou em 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro. Até lá, outras datas para a limpeza coletiva serão agendadas. A expectativa é mobilizar até 500 pescadores.

O defeso obedece Instrução Normativa nº 25/2009 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). A regra é reforçada no Estado pela portaria nº242/2011, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).