Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Municípios da BP3 participam de conferência na França
Tamanho da letra
16/03/2012

O prefeito de Toledo (PR), José Carlos Schiavinato, participou, nesta quinta-feira (15), durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, daConferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais sobre a Água. Ele representou os 29 prefeitos do Oeste do Paraná cujas cidades participam do Programa Cultivando Água Boa (CAB) e os membros da Frente Nacional de Prefeitos signatários do Pacto de Istambuldocumento de compromissos e metas sobre a água elaborado na edição anterior do Fórum.

Mais de 350 líderes locais e regionais dos cinco continentes participaram da conferência nos dias 14 e 15 de março. Ao longo dos dois dias, eles debateram e apresentaram as soluções de suas cidades e reforçaram o compromisso com as metas e propostas do Pacto de Istambul.

Ao lado de prefeitos e representantes das cidades de Toulouse, Bourges e Arles, na França, Osaka, no Japão, e eThekwini-Durban, na África do Sul, Schiavinato pôde falar sobre as iniciativas ambientais realizadas em sua cidade que visam a melhoria da qualidade das águas. “Toledo tem a sorte de fazer parte de um programa fantástico elaborado pela Itaipu Binacional, o Cultivando Água Boa, que tem como princípio levar qualidade de vida a nossa comunidade”, disse o prefeito.

Schiavinato destacou, em sua apresentação, a gestão integrada e o aspecto educacional e cultural do Cultivando Água Boa. “Por meio de ações como o Pacto das Águas, a Itaipu incentiva a comunidade a enfrentar seus problemas e resolvê-los. Desde que o programa foi implantado, quase oito anos, vem mudando os conceitos e ajudando na proteção dos mananciais”.

O prefeito estava entusiasmado por representar a região da Bacia do Paraná 3 no evento. Para ele, “é um orgulho falar em nome de um programa que mudou tanto a nossa região, e que colabora no dia a dia de cada um de nós”.

Pacto

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, e o prefeito de Entre Rios do Oeste, Élcio Zimmermann, participaram, em junho de 2011, em Lyon, da Reunião de Lançamento do Processo de Autoridades Locais e Regionais, evento preparatório para o Encontro ocorrido esta semana.
Na ocasião, prefeito, dirigindo-se a autoridades de vários países, fez uma declaração entusiasmda ao enfatizar a satisfação de fazer parte de um programa que tem mudado a vida de muitas famílias. “O Cultivando Água Boa é motivo de orgulho. Devido a esse programa, cada vez mais pessoas estão mudando seu jeito de pensar e agir”.

Elaborado na última edição do Fórum Mundial da Água, o Pacto de Istambul estabece que o acesso à água de qualidade e ao saneamento é um direito de todos os seres humanos, garante a água como um bem público, conclama para o envolvimento local e para a responsabilidade compartilhada na gestão da água, entre outras disposições.

CAB pelo mundo

Não é apenas no Pavilhão Brasileiro do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, que as boas práticas nacionais têm espaço. Nesta quinta-feira (15), o diretor Nelton Friedrich, foi convidado a participar de um painel no Pavilhão da Itália com o tema “As novas fronteiras da Economia Verde: educação para cidadãos”.

Nelton apresentou o programa Cultivando Água Boa para os políticos, especialistas e autoridades reunidos no miniauditório do pavilhão, e ao final da palestra foi bastante aplaudido. O embaixador Giorgio Giacomelli, integrante do Conselho Consultivo da ONU sobre Água e Saneamento (UNSGAB), ficou bastante empolgado com o que viu. “Já tinha ouvido falar do programa, mas gostei de conhecê-lo mais a fundo. É uma iniciativa excelente”, elogiou.

Além do diretor da Itaipu, fizeram parte do painel Irene Lorieri, do Instituto pela Promoção de Relações Sociais, Econômicas e Culturais entre Itália e Brasil (IBRA), que falou sobre os barcos movidos a energia renovável que estão sendo utilizados no Acre; Cécile Molinier, diretora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD); e Roberto Colombo, da empresa Infrastrutture Acque Nord Milano, que falou sobre o projeto casas d’água.