Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Movimento de turistas supera expectativas
Tamanho da letra
09/09/2009

Tempo bom, com feriado na segunda-feira, o medo da gripe A cada vez mais distante, folga prolongada em Curitiba e a divulgação do Destino Iguaçu sob medida para a capital e nas feiras realizadas em vários municípios do Paraná. Com essa combinação favorável, a presença de turistas durante o feriado da Independência de 2009 na Itaipu e no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) superou expectativas.

 


Mais de 6 mil pessoas visitaram a Itaipu feriado da Independência
Na binacional, a estimativa de 4 mil visitantes foi facilmente ultrapassada. Nada menos que 6.390 turistas estiveram na usina durante os três dias do feriadão. Segundo o jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social e gestor do turismo na Itaipu, surtiu efeito a estratégia de comunicação promovendo o Destino Iguaçu na capital paranaense, onde o dia 8 de setembro é feriado municipal em função do dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.

   
A divulgação do Destino Iguaçu também aconteceu em feiras e eventos em todo o Paraná, colaborando para o aumento do número de turistas na fronteira.

 


Segundo Gilmar Piolla, campanha do Destino Iguaçu no Paraná colaborou para a boa presença de turistas
“Em Curitiba, a mensagem foi objetiva, direta e o resultado correspondeu ao que esperávamos”, afirma Piolla. Uma campanha em 300 pontos do mobiliário urbano promoveu a Terra das Cataratas na capital. De acordo com o superintendente, a boa presença de turistas é também reflexo de uma demanda que estava reprimida por causa do temor causado pela Gripe A. “Aos poucos, durante os feriados, vamos compensar o movimento mais fraco durante as férias de julho causado pelo medo da doença”, afirma Piolla.

             

Na Itaipu, mais que o dobro 

 

O número de 6.390 visitantes durante o feriado da Independência de 2009 na Itaipu é maior que o dobro do registrado no mesmo feriado do ano passado, quando o 7 de setembro caiu em um domingo e 2.900 pessoas visitaram a binacional. Assim como em 2008, o movimento em 2009 também teve o reforço dos moradores de municípios lindeiros em função do Dia da Comunidade. Realizado no primeiro domingo de cada mês, o Dia da Comunidade dá entrada franca no CTI aos visitantes que moram nos municípios que margeiam o reservatório. Em ambos os anos o dia caiu durante o feriado da Independência.

   
Mesmo assim, segundo Jaime Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), é fácil perceber a maior presença de visitantes em 2009. “Se considerarmos que, este ano, 4.815 pessoas entraram pagando, o número ainda assim é consideravelmente maior que os 2.900 visitantes de 2008”, ressalta.

   

No PNI, aumento de 60%

  


O tempo bom ajudou e o movimento nas cataratas foi 60% maior em relação ao ano passado
Mais de 16 mil pessoas passaram pela principal atração turística de Foz do Iguaçu durante os três dias do feriadão. O aumento é 60% maior em comparação ao ano passado, quando 10 mil visitantes estiveram no lado brasileiro das cataratas.

 

Desconsiderando o “dia a mais” que o feriado da Independência teve em 2009 e comparando apenas o dia 7 de setembro dos últimos dois anos, os números também indicam a presença maior de visitantes no PNI este ano: 9.400 contra 8.909 em 2008.

     
“Felizmente só choveu hoje (terça-feira), depois do feriado”, comemora Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional Iguaçu (PNI). Segundo Pegoraro, a maior parte do contingente de visitantes veio de um raio de até mil quilômetros. “O movimento de turistas que vieram de carro foi muito grande”, afirma. “Mais de 80% eram brasileiros, o que nos deixa esperançosos para uma boa presença de turistas também nos próximos feriados nacionais, em 12 de outubro e 2 de novembro”, conclui Pegoraro.