Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Missão congolesa visita Itaipu para aprender com modelo binacional
Tamanho da letra
15/04/2013

Uma delegação da República Democrática do Congo visita nesta semana a Itaipu Binacional. A missão congolesa desembarca nesta segunda-feira, 19 de abril, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e inicia, no período da tarde, uma programação intensa para conhecer todos os aspectos que fazem de Itaipu a maior geradora de energia elétrica limpa do mundo.
    
Esse interesse não é por acaso. A África do Sul e a República Democrática do Congo assinaram em novembro de 2011 um acordo para construir em parceria o maior projeto hidrelétrico do mundo.
    
A gigante binacional serve de modelo para os congoleses. Do exemplo jurídico que permitiu a sociedade de dois países para a construção de um empreendimento único, passando pelas inovações ambientais que garantiram a mitigação de passivos provocados pelo próprio complexo hidrelétrico, até parcerias com os municípios do entorno para o desenvolvimento sustentável da região, a missão congolesa quer aprender com o modelo binacional da Itaipu.
     
Conforme o projeto, a usina do Congo em parceria com a África do Sul terá uma potência de 40 mil megawwats (MW) ante 14 mil MW de Itaipu.
    
Os congoleses receberão informações sobre o tratado binacional, aspectos legais e tarifa elétrica. A delegação visitará ainda o Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar em Marechal Cândido Rondon e áreas beneficiadas pelo programa Cultivando Água Boa, entre outras. A visita começa no dia 15 e termina na sexta-feira, dia 19.
    
A delegação é formada por John Mususa Ulimwengu, conselheiro chefe para Agricultura, Alberto Mbafumoya, conselheiro chefe para Minas e Eletricidade, Thadée Nkumbi Kiet, chefe de gabinete do ministro de Recursos Hídricos e Eletricidade,  Alfred Liboko Bin Gele, secretário geral do ministro de Recursos Hídricos e Eletricidade, Kapia Boshinga, diretor da Empresa Nacional de Eletricidade de Inga, Georges Ohelo, conselheiro para Agroindústria do Ministério de Agricultura, Christophe Mampuya, diretor de Estudos e Planejamento do Ministério da Agricultura, Désiré Yalulu, diretor para a Proteção e Produção Vegetal do Ministério da Agricultura.
     
Da Onudi/Viena, vem o oficial de Desenvolvimento Industrial, Alois Mhlanga. Representando a Onudi do Brasil, acompanham a visita Gustavo Aishemberg, Marcelo Alves de Sousa, assistente do representante da Onudi no Brasil, e o consultor em Energias Renováveis, Luís Hashimura. Do Ministério das Relações Exteriores, Emerson Caraiola Kloss, chefe substituto da Divisão de Recursos Energéticos, Novos e Renováveis. Do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Alberto Suassuna de Medeiros, diretor do Departamento de Outorgas de Concessões Permissões e Autorizações do MME. Da Eletrobras, participa Marcos Barbosa de Oliveira, da Superintendência de Operações no Exterior.
     
Da Itaipu Binacional, recepcionam a missão congolesa o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, o superintendente-adjunto de Engenharia, Jorge Habib, o assistente do diretor técnico executivo, Mário Lúcio Ozelame, o assistente do diretor jurídico, João Emílio C. da Silva de Mendonça, Assistente do diretor Jurídico, superintendente Financeiro e de Contabilidade, Saul Hirsch e o superintendente de Energias Renováveis, Cícero Bley Júnior.
      
República Democrática do Congo               
Com quase 70 milhões de habitantes, é considerado o país mais rico do mundo em recursos naturais e econômicos. É o segundo maior país da África e a terceira economia do continente.
     
Seu potencial hidráulico é invejável. Por causa do nome, muita gente confunde a República Democrática do Congo com o Congo, país vizinho.
     
Cadastramento      
Para a cobertura da visita, a imprensa deverá enviar o nome, RG e veículo onde trabalha e número da placa do carro para imprensa@itaipu.gov.br
    
Programação prevista       
15 de abril  (Segunda-feira)
1h30 - Chegada da Delegação a Foz do Iguaçu
13h30 - Saída do hotel
14h - Chegada ao Centro de Recepção de Visitantes - CRV
        Boas-vindas pelo superintendente de Engenharia, Jorge Habib
        Projeção de filme institucional
        Diretoria Financeira: Diálogos sobre a tarifa elétrica
        Diretoria Jurídica: Diálogos sobre o Tratado binacional e os aspectos legais
17h - Retorno ao hotel
      
16 de abril (Terça-Feira)
10h - CRV: Apresentação do Diretor-Geral Brasileiro, Jorge Samek
12h - Almoço: Treinamento
13h30 - Edifício de Produção – 5º piso
            Diretoria Técnica: Diálogos sobre os aspectos técnicos
            Visita técnica à Usina
      
17 de abril  (Quarta-feira)
9h - Chegada à Diretoria de Coordenação: Apresentação do Programa Cultivando Água Boa
12h - Almoço
14h - Apresentação da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis
15h30 - Visita ao Parque Tecnológico Itaipu
      
18 de abril (Quinta-feira)
8h30 - Saída do hotel para visita ao Condomínio de Agro  Energia para a Agricultura Familiar, em Marechal Cândido Rondon.
10h15 - Chegada ao Condomínio
12h - Almoço em  Marechal Cândido Rondon
13h - Saída de Marechal Cândido Rondon
14h30 - Chegada às Cataratas
17h - Retorno ao hotel
       
19 de abril  (Sexta-feira)
11h - Saída para o aeroporto