Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ministro defende a tilápia como estratégia para elevar produção
Tamanho da letra
02/09/2014

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, defendeu nesta terça-feira (2), em Foz do Iguaçu, a produção da tilápia como estratégia de elevar a produção do pescado no Brasil. A liberação da espécie no Lago de Itaipu, ainda em processo de negociação, é uma antiga reivindicação dos pescadores da região.

“O Brasil tem hoje mil reservatórios. Só com meio por cento das lâminas d’água desses reservatórios, nós poderemos alcançar uma produção de 20 milhões de toneladas de peixe por ano, tendo a tilápia como principal espécie”, afirmou.

Essas 20 milhões de toneladas, segundo o ministro, representariam dez vezes mais o que o País produz hoje, considerando todos os setores da pesca – e 20 vezes mais levando em conta apenas a aquicultura.

“Então é um potencial gigantesco, que precisa ser explorado”, ressaltou, destacando alguns projetos do ministério para acelerar a produção.
Eduardo Lopes esteve em Foz do Iguaçu para participar do Aquaciência 2014, um evento promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio). A iniciativa tem apoio de Itaipu Binacional, Unioeste e do Instituto Federal do Paraná – entre outras entidades.

Segundo o ministro, somente a China produz hoje 60 milhões de toneladas de peixe por ano, contra 2,5 milhões o Brasil. A produção nacional, por exemplo, é menor que a de países como do Vietnã, cujo território “talvez não seja muito maior que Paraná e Santa Catarina juntos”.

“Ao mesmo tempo que incomoda, essa situação nos motiva”, afirmou, citando que, nos últimos anos, o consumo anual médio do brasileiro alcançou 14,5 quilos de peixe, já dentro da faixa preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil está dando passos, senão largos, passos firmes na direção do desenvolvimento desse setor tão importante”, salientou.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, lembrou que o Brasil tem uma das melhores bacias hidrográficas do planeta, com a maior quantidade de água doce disponível. Somado às usinas hidrelétricas e as barragens para irrigação e para saneamento, o potencial de produção é imenso.

“Mas tudo isso não tinha um aproveitamento adequado do ponto de vista de fazer um uso múltiplo dessas instalações. Com a constituição do Ministério da Pesca, começou-se a trabalhar nesse processo e a região oeste do Paraná, hoje, deu um salto extraordinário”, afirmou.

Samek citou, por exemplo, que a quantidade de carne de pescado na região já é a terceira no ranking de produção, à frente da carne bovina. “Então é uma cultura com uma ascensão muito grande e Itaipu apoia esse processo.”

“Queremos nosso reservatório não apenas para produzir energia, mas para uso múltiplo. Desde a pesca, da irrigação, do transporte, das questões relacionadas à pesca esportiva, pesca profissional, tanques-rede, enfim, tudo aquilo que temos à disposição para criar oportunidades, criar renda, bem estar e, acima de tudo, o desenvolvimento territorial local”, concluiu.