Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ministro da Pesca e Aquicultura participa de Encontro na Itaipu
Tamanho da letra
03/06/2013
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (4) para a abertura 1º Encontro de Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura das Regiões Sul e Sudeste. O evento vai até sexta-feira (7) e deve reunir 200 pessoas.
 
O encontro será no Auditório Integração, no Centro de Treinamento da Itaipu Binacional. Crivella participará da abertura oficial, às 11h30, e retorna a Brasília às 14h. Na solenidade, o ministro entregará cheques simbólicos aos pescadores do Paraná contemplados com o crédito do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
 
Antes da cerimônia na Itaipu, o ministro fará um voo de helicóptero sobre o Parque Nacional do Iguaçu, a área reflorestada do Corredor da Biodiversidade e a região da Bacia do Paraná 3. O sobrevoo será acompanhado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.
 
Ainda no período da manhã, Crivella participará de reunião privada na qual serão discutidas questões sobre licenciamento de parques aquícolas em reservatórios, com base na experiência desenvolvida pela Itaipu Binacional. Desde 2003, a Itaipu investiu R$ 4,2 milhões no projeto de aquicultura, o que permitiu a implantação de 550 tanques-redes na região. As pesquisas feitas pela Itaipu sobre a capacidade de suporte ambiental do reservatório para esse tipo de atividade resultou no licenciamento pelo Ibama dos três primeiros parques aquícolas do Brasil.
 
Em março deste ano, pescadores do reservatório da hidrelétrica entregaram a Jorge Samek um abaixo-assinado com 1.800 assinaturas no qual solicitam a liberação do cultivo de tilápia na região. A reivindicação é para que seja alterado o decreto 4256/02, que proíbe o cultivo de espécies de peixe que não são de ocorrência natural em águas fronteiriças.

Comitiva
 
O ministro estará acompanhado pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; pela secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nice Ferreira; e pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antonio Faria de Brito.
 
São esperados ainda o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; o promotor de Justiça do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, Rodney André Cessel; o presidente da Cooperativa de Produtores de Peixes do Rio Iguaçu (Cooperçu), Paulo Langner; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.
 
O Encontro
 
Esta será a primeira vez que o Encontro das Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura das Regiões Sul e Sudeste ocorre fora do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais.
 
Os painéis abordarão temas como produção e manejo de pescado, cessão de águas e licenciamento, pesca esportiva, órgãos colegiados de pesca, comercialização e inovação, Registro Geral de Pesca (RGP), sanidade, fiscalização, assistência técnica e capacitação, crédito habitacional para pescadores e o papel das superintendências, como representantes estaduais do MPA.
 
Às 14h30 desta terça-feira, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, fará uma palestra sobre as iniciativas da binacional com tanques-rede e o Programa Cultivando Água Boa. Às 16h30, a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nice Ferreira, falará sobre cessão de águas e licenciamento.
 
Na quarta-feira (5), Helcio Honda da Fiesp falará sobre “Pesca Esportiva”, às 9h, seguido por Roberto Imai, também da Fiesp, com a palestra sobre “Comercialização e Inovação”. À tarde, os painéis começam às 14h e discutirão “Sanidade”, “Fiscalização” e “RGP”. Os três serão conduzidos pelos especialistas Américo Tunes e Mauro Moura.
 
Quinta-feira (6), os debates serão a partir das 8h e terão como temas “Infraestrutura/Empreendimentos”, “Assistência Técnica e Capacitação”, “Crédito e Habitação” e “O papel das Superintendências Federais”. O relatório final será lido e aprovado às 17h30.
 
Na sexta-feira (7), os participantes do evento farão uma visita técnica na Itaipu, onde conhecerão o Canal da Piracema e a criação de peixes em tanques-redes.